sexta-feira, outubro 25, 2019

Jornalismo brasileiro de luto, morre Saulo Gomes




Morreu na madrugada de ontem, o jornalista e escritor, Saulo Gomes, aos 92 anos, vitima de um infarto.
Saulo durante mais de 65 anos se dedicou ao jornalismo brasileiro, sendo considerado o maior jornalista investigativo do País.
Sua brilhante trajetória considerada uma das mais bem sucedidas da história, fez sua passagem pelas emissoras SBT, Record,
Ocupou a cadeira 28 da Academia Ribeirão-pretana de Letras. Durante 20 anos recebeu todos os prêmios de reportagem. Foi ele quem inovou ao introduzir o uso do helicóptero nas reportagens jornalísticas, em 1967.
Iniciou sua atividade jornalística em janeiro de 1956, quando foi o primeiro colocado em um concurso no qual disputavam cerca de 200 jovens para uma vaga de repórter da Rádio Continental.
Como repórter investigativo, Saulo iniciou suas atividades em 1958 graças aos diversos casos de mortes e chacinas no Rio de Janeiro, promovidos pelo Esquadrão da Morte
 Em 1960 conseguiu desvendar, em primeira mão, o misterioso Crime da fera da Penha que ganhara repercussão nacional. Por conta dessa investigação, sofreu 2 atentados.
Em 2 de maio de 1980 protagonizou um momento histórico, informando ao vivo, às 16:21 horas, que a central paulista da extinta TV Tupi deixava, naquele instante, de gerar suas imagens.
Em 1964, ele tornou-se o primeiro jornalista proibido de exercer a profissão pelos militares.
Saulo Gomes, começou sua amizade com o médium Chico Xavier, quando, então repórter da TV Tupi, ele conseguiu convencer a romper longo período de silêncio com a imprensa brasileira, ressabiado com a parte dela que o tratava como uma fraude
 A partir daí, Saulo teria acesso privilegiado a Chico, além da convivência como amigos até a morte do espírita, em 2002.
É de sua autoria uma reportagem especial sobre o "Maníaco do Parque, que marcou uma das maiores audiências da TV Record: foram 38 pontos, contra 16 da TV Globo.
Em 2011 ele foi homenageado, como autor local, na 11ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
Lançou grandes obras , sendo sua ultima no final de 2018 , Nosso Chico pela editora Intervidas.
O jornalista deixa esposa Edna e filhos. 

Confiram o link da entrevista do Saulo Gomes, que concedeu a jornalista e amiga Eliciane Alves no Programa Celebridades In Foco, realizada em 15 de novembro de 2015.

https://soundcloud.com/radioshowtimeoficial/celebridades-in-foco-saulo-gomes-16-11-2015

 

Um comentário: