O 1° Simpósio SP – Desafios da Formação Aeronáutica no Brasil, será realizado na APVE (Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer), em São José dos Campos (SP), no próximo dia 26 de novembro a partir das 8h. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/gGo8Xp4eXsM7GFXe9
O Simpósio é uma iniciativa da ESCAERO e tem apoio institucional da Associação INVOZ, fundada por Ozires Silva. No INVOZ, o Grupo de Aviação Regional realizou uma série de entrevistas com vários setores da aviação e autoridades, sendo detectadas diversas deficiências no segmento de Aviação Regional. Está sendo organizado por Eduardo Souza Coelho, Pedro Furtado, Fúlvio Delicato, Raimundo Ivan Sena Carvalho e Silvio Furukawa.
“A Aviação Regional hoje não chega perto do que já foi um dia, quando todo o Brasil possuía uma malha de rotas conectando regiões nos quatro cantos do país. Outra questão levantada pelo grupo foi com relação à de mão de obra especializada, onde os aeroclubes contribuiam sobremaneira para a formação de pilotos e mecânicos de aeronaves”, explicou Eduardo Souza Coelho, Conselheiro do INVOZ, integrante do Grupo de Aviação Regional e Diretor-presidente da ESCAERO.
Coelho esclarece como o fechamento sistemático de aeroclubes impacta diretamente na mão de obra qualificada do setor:
“Este Simpósio visa discutir um dos principais problemas que é a escassez absoluta de pilotos e mecânicos de manutenção aeronáutica, com o fechamento de diversos aeroclubes por todo o Brasil, que são o berço de qualquer piloto e mecânico de manutenção. Resultado disto é que muitas empresas aéreas estão buscando pilotos nas forças armadas. Na FAB, por exemplo, saíram cerca de 30 pilotos no ano passado, que normalmente recebem do poder público altos investimentos para a sua formação e que são captados por empresas aéreas. Os aeroclubes poderiam perfeitamente cuidar disso, como fizeram por décadas, formando profissionais para o setor privado por uma fração do valor que é investido na formação de um piloto da FAB”, complementou Coelho.
Os aeroclubes que resistem aos fechamentos, não possuem incentivos públicos ou privados e ainda enfrentam altos aluguéis, elevado custo dos combustíveis e envelhecimento da frota, entre outras dificuldades.
O Simpósio reunirá representantes dos aeroclubes, CIACs, OMAs, MROs, ANAC e escolas técnicas, elos fundamentais da cadeia aeronáutica na formação de pilotos e técnicos de manutenção. O objetivo é envolver a comunidade e as autoridades competentes na busca de soluções dos problemas, para que juntos desenvolvam medidas plausíveis e necessárias que permitam o fomento do ensino aeronáutico no país e, consequentemente, a geração de empregos.
Entre os palestrantes estão: Raul Marinho Gregorin, da Associação Brasileira de Aviação Geral – ABAG e Diretor Técnico | CTO; Júlia Lopes do Ministério de Portos e Aeroportos e Diretora de Planejamento e Fomento – SAC; Guilherme Lorenzi, reitor do ITA; Maria Clara Teixeira da ANAC, responsável pela elaboração de normas para segurança de voo, aeronavegabilidade contínua e requisitos de manutenção.
Programação – dia 26 de novembro (quarta)
09:00 às 09:18 -ABERTURA
09:18 às 09:47 - CONTEXTUALIZAÇÃO & OBJETIVOS
09:47 às 10:53 - PAINEL 1 - FORMAÇÃO DE PILOTOS
10:53 às 12:00 - PAINEL 2 - SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE
FORMAÇÃO
12:00 às 13:20 - ALMOÇO
13:20 às 14:13 - PAINEL 3 - TIPOS DE AERONAVES
14:13 às 15:50- PAINEL 4 - FORMAÇÃO DE MMA, TÉCNICOS &
ENGENHEIROS
15:50 às 16:20 - Coffee Break
16:20 às 16:55 - PAINEL 5 - PROPOSITURAS
16:55 às 17:30 - ENCERRAMENTO
Inscrição : https://forms.gle/gGo8Xp4eXsM7GFXe9
Informações: (21) 99282-6595 –Eduardo Coelho







.jpeg)

.jpeg)





%20-%20Copia.jpeg)
.jpeg)


.jpg)

