quinta-feira, novembro 20, 2025

São José receberá o 1° Simpósio sobre os Desafios da Formação Aeronáutica no Brasil

 




O 1° Simpósio SP – Desafios da Formação Aeronáutica no Brasil, será realizado na APVE (Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer), em São José dos Campos (SP), no próximo dia 26 de novembro a partir das 8h.  O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/gGo8Xp4eXsM7GFXe9

O Simpósio é uma iniciativa da ESCAERO e tem apoio institucional da Associação INVOZ, fundada por Ozires Silva. No INVOZ, o Grupo de Aviação Regional realizou uma série de entrevistas com vários setores da aviação e autoridades, sendo detectadas diversas deficiências no segmento de Aviação Regional. Está sendo organizado por Eduardo Souza Coelho, Pedro Furtado, Fúlvio Delicato, Raimundo Ivan Sena Carvalho e Silvio Furukawa.

“A Aviação Regional hoje não chega perto do que já foi um dia, quando todo o Brasil possuía uma malha de rotas conectando regiões nos quatro cantos do país. Outra questão levantada pelo grupo foi com relação à de mão de obra especializada, onde os aeroclubes contribuiam sobremaneira para a formação de pilotos e mecânicos de aeronaves”, explicou Eduardo Souza Coelho, Conselheiro do INVOZ, integrante do Grupo de Aviação Regional e Diretor-presidente da ESCAERO.

Coelho esclarece como o fechamento sistemático de aeroclubes impacta diretamente na mão de obra qualificada do setor:

“Este Simpósio visa discutir um dos principais problemas que é a escassez absoluta de pilotos e mecânicos de manutenção aeronáutica, com o fechamento de diversos aeroclubes por todo o Brasil, que são o berço de qualquer piloto e mecânico de manutenção.  Resultado disto é que muitas empresas aéreas estão buscando pilotos nas forças armadas. Na FAB, por exemplo, saíram cerca de 30 pilotos no ano passado, que normalmente recebem do poder público altos investimentos para a sua formação e que são captados por empresas aéreas. Os aeroclubes poderiam perfeitamente cuidar disso, como fizeram por décadas, formando profissionais para o setor privado por uma fração do valor que é investido na formação de um piloto da FAB”, complementou Coelho.

Os aeroclubes que resistem aos fechamentos, não possuem incentivos públicos ou privados e ainda enfrentam altos aluguéis, elevado custo dos combustíveis e envelhecimento da frota, entre outras dificuldades.

O Simpósio reunirá representantes dos aeroclubes, CIACs, OMAs, MROs, ANAC e escolas técnicas, elos fundamentais da cadeia aeronáutica na formação de pilotos e técnicos de manutenção. O objetivo é envolver a comunidade e as autoridades competentes na busca de soluções dos problemas, para que juntos desenvolvam medidas plausíveis e necessárias que permitam o fomento do ensino aeronáutico no país e, consequentemente, a geração de empregos.

Entre os palestrantes estão: Raul Marinho Gregorin, da Associação Brasileira de Aviação Geral – ABAG e Diretor Técnico | CTO; Júlia Lopes do Ministério de Portos e Aeroportos e Diretora de Planejamento e Fomento – SAC; Guilherme Lorenzi, reitor do ITA; Maria Clara Teixeira da ANAC, responsável pela elaboração de normas para segurança de voo, aeronavegabilidade contínua e requisitos de manutenção.

Programação – dia 26 de novembro (quarta)
09:00 às 09:18 -ABERTURA

09:18 às 09:47 - CONTEXTUALIZAÇÃO & OBJETIVOS

09:47 às 10:53 - PAINEL 1 - FORMAÇÃO DE PILOTOS

10:53 às 12:00 - PAINEL 2 - SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE
FORMAÇÃO

12:00 às 13:20 - ALMOÇO

13:20 às 14:13 - PAINEL 3 - TIPOS DE AERONAVES

14:13 às 15:50- PAINEL 4 - FORMAÇÃO DE MMA, TÉCNICOS &
ENGENHEIROS

15:50 às 16:20 - Coffee Break

16:20 às 16:55 - PAINEL 5 - PROPOSITURAS

16:55 às 17:30 - ENCERRAMENTO

 

Inscrição :  https://forms.gle/gGo8Xp4eXsM7GFXe9

Informações: (21) 99282-6595 –Eduardo Coelho


quarta-feira, novembro 19, 2025

Ser Mais, Ser Juntos: projeto paulista disputa prêmio nacional de impacto social”















Solidariedade, empatia e iniciativa leva novas perspectivas de vida aos catadores de recicláveis de diversas cooperativas de São Paulo.

O Programa Socioeducacional Ser Mais, Ser Juntos, idealizado e coordenado pela FEPACOORE – Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem, consolida-se como uma das mais relevantes iniciativas educacionais para catadores e catadoras do País. 

O projeto é realizado em parceria com SESI/SENAI, EcoCultural, Conatrec, Redes de Cooperativas Parceiras e Sistema Ocesp, e conta com o patrocínio de Tetra Pak, Coca-Cola FEMSA Brasil, Papirus, Fuplastic e Mãos Pro Futuro.

Criado para atender ao desejo dos(as) cooperados(as) de concluírem formalmente sua escolarização — meta manifestada por 70% dos catadores(as) em pesquisa da Fepacoore em 2023 —, o programa oferece 80 vagas gratuitas na EJA (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), com metodologia reconhecida pelo MEC e certificação SESI/SENAI. A iniciativa contempla acompanhamento pedagógico, apoio assistencial, acesso digital, transporte, alimentação, tutoria individual e atividades motivacionais, garantindo que os estudantes tenham todas as condições necessárias para concluir seus estudos.

Segundo Jair do Amaral, diretor-presidente da Fepacoore e coordenador do programa:

“O Ser Mais, Ser Juntos devolve aos cooperados e cooperadas o direito de sonhar. A conclusão formal dos estudos representa não apenas mais oportunidades no mercado de trabalho e na própria cooperativa do qual são sócios, mas também autoestima, cidadania, autonomia e qualidade de vida para famílias que atuam na base da cadeia de reciclagem. Trata-se de uma transformação real, profunda e duradoura.”

Impacto social e fortalecimento das cooperativas

O programa atende cooperados(as) catadores(as) que enfrentam desafios socioeconômicos significativos e, muitas vezes, interromperam seus estudos devido à necessidade de trabalhar desde cedo. A iniciativa promove:

• Inclusão educacional e digital 

• Acompanhamento psicológico e motivacional 

• Fortalecimento do quadro social das cooperativas 

• Ampliação de oportunidades de renda e empregabilidade 

• Promoção dos princípios do cooperativismo — especialmente o 5º princípio: Educação, Formação e Informação  

Além disso, contribui diretamente para diversos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU e fortalece pautas de ESG das instituições apoiadoras.

Reconhecimento nacional

O programa Ser Mais, Ser Juntos foi selecionado como finalista da 1ª Edição do Prêmio BRB de Impacto Social, que acontecerá no dia 05 de dezembro, no Centro Empresarial CNC, em Brasília — reconhecimento que reforça a relevância e a seriedade da iniciativa.

Rede de cooperativas atendidas

Entre as cooperativas participantes estão: Cooperativa 28, Caminho Certo, Casa do Catador, Cooperativa Central Tietê, Coopermiti, Cooperativa de Reciclagem Crescer, União de Itaquera, Vira Lata, além de beneficiários vinculados a cooperativas de redes parceiras como Conatrec e Rede Sul.

Transformar vidas pela educação

Com previsão de 14 meses de duração, o programa estima 70% de conclusão — índice acima da média nacional para projetos de EJA. A cerimônia de formatura celebrará a conquista dos estudantes e reafirmará o compromisso coletivo com dignidade, inclusão e desenvolvimento para quem está na linha de frente da economia circular.

 


quarta-feira, novembro 12, 2025

Meio Ambiente ao nosso redor com Marli Gonçalves


 

De lá de Belém do Pará vemos e ouvimos as autoridades de todo o mundo, com direito a príncipe, sorriem para fotos, prometem mundos e fundos, discutem o que há tempos sentimos na nossa pele, nossa saúde, a crise climática, as emergências e destruições cada vez mais frequentes no planeta. Ano que vem tem mais.

Cada vez mais estou segura e convencida de que ações reais como as do grupo de coreanos, como as que podemos fazer no nosso dia a dia, nos alertas que podemos emitir, na atenção, será fundamental e de resultados. Que a educação, desde o básico, as crianças, e em todos os níveis, trará gerações mais conscientes, até obrigatoriamente. O cenário macro – enchentes, queimadas, derretimento polar, calor e frio extremos, estações desequilibradas – são o resultado distante. Especialmente nas zonas urbanas temos o nosso redor, nossas malcuidadas árvores, ou mesmo a falta delas, a maldita poluição sonora a qual se dá tão pouca atenção, a poluição visual, a poluição do ar, tanto a se fazer. O lixo jogado nas ruas, a falta de lixeiras.

Já contei algumas vezes as encrencas em que já me meti por conta do hábito que não sei de onde vem de jogarem lixo – de todos os tipos - no pé das árvores. Inclusive lixos visivelmente propositais para assassiná-las, como óleo quente. Olham feio e costumam ainda justificar com “o caminhão vai passar”, “o que você tem com isso?”. Tem quem ainda justifique o crime, reclame da “sujeira” que fazem, que a árvore “atrapalha a visão de seu estabelecimento”. Já ouvi de um tudo. Criei a hashtag #ArvoreNaoELixeira. Uma luta.

Sozinha, cansa. Essa semana mesmo vi e fiquei triste que só restaram tocos de duas árvores que costumava observar. Fora a Prefeitura de São Paulo onde você pode enumerar protocolos, fazer um colar com os números que ficam sem resposta. Pior, cada dia mais autorizam a derrubada de centenas para a construção de condomínios – sempre muito esquisitas aprovações, acima e contra a opinião da comunidade. As podas, quando ocorrem, são barbeiragens. A única vez que fui atendida com presteza em uma reclamação foi quando acionei a Guarda Florestal. Nesse caso planejavam derrubar uma árvore sã. Salva!

Daí me emocionar com a ação dos coreanos e os resultados visíveis. O diplomata coreano disse na reportagem que a ação é baseada na gentileza e na teoria das “janelas quebradas”. Essa teoria foi desenvolvida em 1982, pelo cientista político James Q. Wilson com o psicólogo criminologista George L. Kelling. Distinguiram uma relação de causalidade entre desordem e até a criminalidade: a janela quebrada, se mantida, mostra desleixo, impunidade, desordem, e favorece ainda mais desleixo, impunidade, desordem, em um ciclo terrível. Teoria aplicada ainda às questões de violência e crimes: a falta de atenção a pequenas infrações transmite a mensagem de que ninguém se importa.

Tem toda uma lógica. Podemos fazer muito. O momento é agora, e ao nosso redor. Inclusive enquanto eles lá em cima falam e discutem se vão abrir a carteira, deixar cair umas moedas para nos salvar a todos.
______________________________

MARLI GONÇALVES – Jornalista, cronista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. (Na Editora e na Amazon). Vive em São Paulo. marligo@uol.com.br / marli@brickmann.com.br


quinta-feira, novembro 06, 2025

Papai Noel chega ao Shopping Jardim Oriente neste sábado



Neste sábado dia 08 de novembro, acontece à partir das 16 h a abertura do Natal com a chegada do Papai Noel no Shopping Jardim Oriente, em São José dos Campos.

Foi montado um palco na Praça de Alimentação, onde será realizada uma programação muito especial para toda a família.

Entre as atrações terão:  distribuição de pipoca, algodão doce, pintura de rosto, teatro e personagens do universo natalino e música. Tudo gratuito.

Programação

16h – Teatro Infantil

16h30 – Chegada do Papai Noel

Na sequência, terá o cortejo do Noel pelos corredores do Shopping até a ida ao trono, na decoração na Praça de Eventos.

Horário do Noel

Atendimento de terça a domingo:  14h às 21h (exceto as segundas-feiras).

Intervalos: 17h às 18h (terça a domingo)

No dia 24 de dezembro (quarta): 10h às 12h.

Decoração: Natal na Estação dos Sonhos

O tema deste ano será “ Natal na Estação dos Sonhos” com uma decoração interativa, instagramável, tecnológica, com muitas luzes e detalhes em tons em vermelho e dourado. Um ambiente com mais de 450 m2. 

Uma das atrações será a locomotiva no meio da decoração e as caixas de presentes gigantes com cortinas de led, piso interativo que exibem imagens. 

A decoração contará também com escorregadores para as crianças se divertirem. O ambiente terá várias árvores, de tamanhos diferentes enfeitadas, muitas bolas e laços. Será montada também uma linda estação, onde ficará o trono do Papai Noel, ao lado terá um trono pet. Na parte externa, uma iluminação especial por toda fachada e colunas com pingentes de led. Nos jardins serão colocados arcos de led para os clientes tirarem outras opções de fotos.

Campanha Natalina: Um Carro Peugeot 208 e 20 Vales Compras

O Noel do Shopping Jardim Oriente quer dar um presentão para os consumidores. A cada R$250,00 em compras o cliente concorre a um carro 0km, Peugeot 208 e 20 vales compras de R$1.000,00 na loja Oscar Calçados. A Campanha Promocional de Natal vai de 12 de novembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, com sorteio no dia 5 janeiro de 2026.

Cupons em Dobro

Outra boa notícia é que os números da sorte poderão valer em dobro em dias específicos: as segundas e quintas.

Compras na loja Oscar Calçados, valem cupons em dobro todos os dias.

A campanha promocional é válida para as trocas no balcão do shopping, no autoatendimento localizados em frente da loja C&A. Confira o regulamento completo de participação no site:www.shoppingjardimoriente.com.br 

Shopping Jardim Oriente - Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos - SP. Estacionamento: gratuíto

sexta-feira, outubro 31, 2025

Expocomics 2025 chega a Arena Farmaconde São José

 






Acontece de 31 de Outubro à 02 de Novembro, na Arena Farmaconde,  a 9ª Edição da Expocomics 2025.

A maior Feira de Cultura Pop do Vale do Paraíba, estará chegando em São José dos Campos

trazendo atrações imperdíveis para o público que aguarda ansiosamente as atrações desta edição.

Há 9 anos fazendo história unindo as vozes artísticas e curiosas com o propósito de trazer cultura

e diversão à todos

O universo Geek trará uma experiência única e imersiva em três dias de evento, que reunirá

Cosplays, Animes, Concursos K-pop, Quadrinhos, Dubladores,  Artist´s Alley,

Arena Gamer e Palestras 

Uma das novidades este ano é uma cabine de dublagem exclusiva onde o público vai emprestar

a sua voz, àquele personagem que você é fã e acompanha nas telinhas.

Solidariedade

Sempre preocupada em realizar ações sociais que visam auxiliar entidades e cuidar do meio

ambiente, a Expocomics 2025 estará aceitando doação de alimentos e de ração, “um gesto de amor e cuidado aos pets” , onde

todos alimentos recebidos serão doados à Diocese de São José dos Campos e a ração recebida

será revertida ao projeto Adote-me.

Já a tampinhas doadas haverá uma máquina da Soul do Plástico e LLTP no local, onde serão

processadas e transformadas em brindes , além da Coopertech que estará armazenando os resíduos

eletrônicos recebidos.

Durante os três dias do evento serão instaladas na praça de alimentação vários Foodtrucks,

que estarão atendendo ao público com uma variedade de cardápios para todos os gostos.

De acordo com os organizadores haverá o sorteio de vários brindes ao público, uma forma

de guardar na memória esta 9ª Edição que promete marcar a história da Expocomics.


Programação:

Sexta (31):

14:00 Abertura Oficial – Quizz Cultura Pop

15:30 Palestra CULTSP com Filipe Fratino

16:15 Palestra CULTSP com Cecília Marins

17:00 Animekê


18:30 Desfile especial de Halloween New Big

19:30 Painel Glauco Marques e Dani Figueira

21:00 DJ FUELOOP

22:00 Encerramento

Sábado (1):

12:00 Abertura Oficial

12:30 QUIZZ CULTURA POP

13:00 Desfile Cosplay Kids

13:30 PALESTRA CULTSP com Fábio Moon

14:20 PALESTRA CULTSP com Luiza Caspary

15:00 Entrevista Wendel Bezerra

16:00 Apresentação Gley

17:00 Concurso kpop solos e duplas

19:30 Concurso Cosplay (Desfile)

21:30 Banda Shaolyn Monkeys

22:30 Encerramento



Domingo (2)

 12:00 Abertura oficial Quizz Cultura Pop

12:30: Desfile Cosplay Kids

13:00:Palestra Cult SP com Victor Akira Sato

13:45:Entrevista com Mauro Ramos

15:00: Muca Muriçoca-Cantadas Enfadonhas

16:45: Concurso Cosplay Tradicional

19:00: Apresentação Gley

19:30: Concurso kpop grupos

22:00:Banda MayDay

23:30: Encerramento


SERVIÇO

Local: Arena Farmaconde 

Rua Winston Churchill, 230 Jardim das Indústrias

Horário: Sexta 14:00h às 22:00h

Sábado 12:00h às 22h30h 

Domingo 12:00h às 23:00h

Estacionamento: Carro R$ 30,00 , Van e Ônibus R$ 60,00 e Moto R$ 15,00

Ingressos:  

Ingresso solidário 

Este evento conta com a modalidade de Ingresso solidário. O público pode adquirir esse

ingresso com desconto mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível ou ração

na entrada do evento, exceto sal e fubá.

Acesse: https://www.ticket360.com.br/evento-composto/619/evento/31498/ingressos-para-expocomics-2025?fbclid=PARlRTSANrsORleHRuA2FlbQIxMAABp_k8RpLkg3dRX82GnXojs8aBBkoBvTEsWmdBQbjHgysJXF8rdPU3ymOUn_9p_aem_cL7EmNIPXeCx6EL0UUTNgA


terça-feira, outubro 28, 2025

Empresária do Vale vai à China em busca de negócios




A CEO Telma dos Santos, da empresa de beleza capilar Raiz Latina, com sede em São José dos Campos (SP), foi uma das brasileiras de delegação nacional que visitou a China recentemente para conhecer e buscar oportunidades de negócios com o empresariado local. A ida à China foi organizada pela Starts sob o comando de Vinicius Oliveira, Camila Ghattas e Michele Wangs.

Telma dos Santos, que tem 25 anos de mercado, tem projetos de ampliação de produtos e para exportação. Nesta visita, ela e demais empresários conheceram na semana passada o mercado chinês, visitaram fornecedores, entenderam os processos para investimentos e parcerias. 

A programação contou com visitas técnicas a grandes indústrias chinesas, algumas já operando no Brasil e outras que ainda devem chegar em terras brasileiras.

Durante as visitas, a empresária Telma dos Santos foi acompanhada e estreitou laços com Ana Paula Vieira dos Santos da Win Trading Ltda e Glauco Maschio, da Hash.

O grupo brasileiro participou ainda do evento Brasil-China na Canton Fair, onde realizaram conexões diretas entre empresas e oportunidades bilaterais, com o Cônsul do Brasil na região de Ganzhon e visitaram a Canton Fair, maior palco comercial do mundo, com milhares de expositores e setores com 25 mil estandes, e com oportunidade de conhecer as últimas novidades.

“Tantas empresas incríveis que trabalham e constroem produtos nacionais e são incentivadas a crescerem.  A China também valoriza a educação, para que os estudantes tenham qualificação e que possam ajudar a desenvolver o país, vendo na juventude, pessoas que farão o país a ter cada vez mais sucesso, formando novas frentes de oportunidades e desenvolvimento”, comentou a CEO da Raiz Latina.

É um mercado grande e muito competitivo, com alta tecnologia, mas que tem espaço para os produtos com ativos brasileiros, que é o que a Raiz Latina produz. Entender o mercado chinês, é algo obrigatório porque o que eles desenvolvem aqui, logo mais estará pelo mundo. Eles transformaram a economia deles e consequentemente a economia mundial, essa semana de imersão é um aprendizado e um repensar na maneira de se fazer negócio”, finalizou Telma dos Santos.

sábado, outubro 25, 2025

Bee Gees Brazil retorna ao palco do Teatro Colinas dia 31 de outubro






A banda Bee Gees Brazil estará se apresentando no dia 31de outubro, à partir das 20:00hs  no Teatro Colinas.
Você vai reviver uma viagem no tempo que vai além dos Embalos de Sábado à Noite, com os maiores sucesso de todas as fases dos Bee Gees, proporcionando a exata noção de como era estar presente em um show dos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb. 
Vozes em harmonia, arranjos instrumentais com riqueza de detalhes, fidelidade às gravações originais, produção preparada para garantir o melhor na parte técnica e figurinos, enfim, tudo para trazer um show com altíssimo grau de qualidade.
Banda musical tributo atuando desde 2004, os BEE GEES BRAZIL participaram de programas de rádio e TV em todo Brasil, entre eles uma participação no seriado O Divã da Rede Globo (2011) estrelado por Lilia Cabral, Paulo Gustavo e Totia Meireles, no Programa do Ratinho do SBT (2015), no programa do Décio Piccininni da Rede Brasil (2017), no programa do Silvio Brito da Rede Vida (2022). s shows acontecem em teatros, clubes, renomadas casas como o Bourbon Street Music de São Paulo, shopping centers, navios de cruzeiro como o Costa Pacifica, Virada Cultural de São Paulo, espaços do SESI e Rotary Club, festivais de prefeituras, eventos corporativos por todo o Brasil e no exterior.
Os BEE GEES BRAZIL Já foram agraciados com alguns prêmios em sua carreira, como o Prêmio da Revista Livre Mercado do ABC Paulista (2008), o Prêmio de banda tributo revelação, (Associação Comercial de São Paulo – 2010) e a Estatueta “O Caiçara”, símbolo da cidade de Iguape, recebido pelas mãos do prefeito na época (2014).
Em 2016 os BEE GEES BRAZIL se apresentaram na cidade de Rivera (Uruguai) com transmissão ao vivo pela TV A Platéia, sendo sucesso de público e crítica local.

Meia entrada:
Crianças a partir de 2 anos até 11 anos e 11 meses;-Estudantes;-Idosos (acma de 60 anos);-Doadores de sangue dos últimos 6 meses;-Portador de deficiência e acompanhante;-ID Jovem;-Professores, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares do quadro de apoio das escolas da Rede Pública Estadual e Municipal de Ensino do Estado de São Paulo.
*Apresentar comprovantes na entrada do evento.

obs: Não aceitamos declaração de matricula/boleto como comprovante.
Ingresso solidário:R$90,00 + 1 kg de alimento não perecível

INGRESSO INTEIRA:R#120,00/ R$60.00


O Teatro Colinas está localizado na Avenida São João. 2.200 Jardim Colinas 






Noites E Muitos dias de Terror por Marli Gonçalves


 

Saudades de quando isso se referia àquelas noites especiais de antigamente no extinto parque PlayCenter nas quais, embora eu nunca tenha entendido isso muito bem, as pessoas pagavam ingressos para sofrer, passar medo nos brinquedos e atividades, levar sustos. E não era barato. Agora nem precisa: o terror está nas ruas, na vida.

A cidade está tomada pelo tal Halloween que de uns tempos para cá virou mais uma festiva data comercial usada para faturar, e muito. Não que antes não existisse, claro, por aqui mais conhecido como Dia das Bruxas, mas agora ganhou glamour, virou moda, chama a atenção e não só das criancinhas, mas dos adultos. Outro dia mesmo – aliás bem antes da tal data, no 31 de outubro – teve evento glamuroso. Entre outros, claro, que posso nem ter ficado sabendo, embora ande bem difícil ficar sem esbarrar no que celebridades e subcelebridades andam fazendo, vestindo, gastando, com quem, como, quais e onde mantêm relações amorosas. Esse é novo noticiário, percebeu? O mundo está caindo e aí você vai ver quais são as notícias mais lidas – touché – as fofocas encabeçam a lista em todos os portais, incluindo os mais sérios.

Já começa pela pesquisa no Google; se fizer, uns fantasminhas surgem na página. As vitrines da cidade estão há mais de mês tomadas por bruxas, esqueletos, caveiras, abóboras gigantescas, fora teias de aranha, acessórios como chapéus pontudos, máscaras, caldeirões, túmulos, morcegos e casas sobrenaturais. Perdi esse capítulo de quando essa data se infiltrou, mas já faz uns anos, e cada vez mais se espalha, que o consumo – bem sabem - não tem controle. Logo tudo isso será substituído de vez por hohohos, renas, papais Noéis, árvores e luzinhas estrepitantes e muitos laços de fita e sugestões de presentes (mas tudo isso também já está por aí dividindo a atenção). Não deixa de ser terror também.

Travessuras ou gostosuras? - Crianças fantasiadas com cestinhos batendo às portas pedindo doces era coisa de filmes, de historinhas americanas (embora a data tenha surgido no Reino Unido). O engraçado agora é que fico pensando que, pelo menos aqui em São Paulo, esse terror dura o ano inteiro, e sem a menor graça, sem fantasias ou humor. Imagino ainda ninguém abrindo as portas porque o medo virou rotina, em casa; nas ruas. Não precisa mais de data, horários, nem de comprar ingressos, nada. Bruxas usam vassouras para voar. Agora são ladrões de capacete ou máscara com motos ou bicicletas que se aproximam e apavoram, armados, levando o que podem, celulares e alianças, o novo objeto de desejo por conta do preço do ouro. Saem voando. Todos os dias muitos casos, feridos, e algumas mortes que as armas e balas não são mesmo de brincadeira. Temos ainda a versão virtual, tocando o terror pelo telefone que não para, pelas redes, tentativas de golpes terríveis para que nos prendamos em teias cada vez mais sofisticadas. Somos caçados, ameaçados. Em todos os locais, de todas as formas.

Espero de verdade que nunca haja o Dia do Faroeste, que já vivemos um, urbano. Além de mais rodeios e muita música sertaneja, iria fazer a alegria da Bancada da Bala. Melhor não dar ideia.

Só que, como sou legal, para fazer parte da brincadeira e como a ideia do momento é a de aterrorizar, não tenho como esconder de vocês a data que já chegou por aí adiantada e atormentando, igual espírito zombeteiro: a Black Friday, 28 de novembro, quando você compra mais caro o que pensa que está mais barato. Puxa, a gente nunca importa coisas boas?

______________________________________________________

MARLI GONÇALVES – Jornalista, cronista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. (Na Editora e na Amazon). Vive em São Paulo. marligo@uol.com.br / marli@brickmann.com.br