quinta-feira, novembro 20, 2025

São José receberá o 1° Simpósio sobre os Desafios da Formação Aeronáutica no Brasil

 




O 1° Simpósio SP – Desafios da Formação Aeronáutica no Brasil, será realizado na APVE (Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer), em São José dos Campos (SP), no próximo dia 26 de novembro a partir das 8h.  O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/gGo8Xp4eXsM7GFXe9

O Simpósio é uma iniciativa da ESCAERO e tem apoio institucional da Associação INVOZ, fundada por Ozires Silva. No INVOZ, o Grupo de Aviação Regional realizou uma série de entrevistas com vários setores da aviação e autoridades, sendo detectadas diversas deficiências no segmento de Aviação Regional. Está sendo organizado por Eduardo Souza Coelho, Pedro Furtado, Fúlvio Delicato, Raimundo Ivan Sena Carvalho e Silvio Furukawa.

“A Aviação Regional hoje não chega perto do que já foi um dia, quando todo o Brasil possuía uma malha de rotas conectando regiões nos quatro cantos do país. Outra questão levantada pelo grupo foi com relação à de mão de obra especializada, onde os aeroclubes contribuiam sobremaneira para a formação de pilotos e mecânicos de aeronaves”, explicou Eduardo Souza Coelho, Conselheiro do INVOZ, integrante do Grupo de Aviação Regional e Diretor-presidente da ESCAERO.

Coelho esclarece como o fechamento sistemático de aeroclubes impacta diretamente na mão de obra qualificada do setor:

“Este Simpósio visa discutir um dos principais problemas que é a escassez absoluta de pilotos e mecânicos de manutenção aeronáutica, com o fechamento de diversos aeroclubes por todo o Brasil, que são o berço de qualquer piloto e mecânico de manutenção.  Resultado disto é que muitas empresas aéreas estão buscando pilotos nas forças armadas. Na FAB, por exemplo, saíram cerca de 30 pilotos no ano passado, que normalmente recebem do poder público altos investimentos para a sua formação e que são captados por empresas aéreas. Os aeroclubes poderiam perfeitamente cuidar disso, como fizeram por décadas, formando profissionais para o setor privado por uma fração do valor que é investido na formação de um piloto da FAB”, complementou Coelho.

Os aeroclubes que resistem aos fechamentos, não possuem incentivos públicos ou privados e ainda enfrentam altos aluguéis, elevado custo dos combustíveis e envelhecimento da frota, entre outras dificuldades.

O Simpósio reunirá representantes dos aeroclubes, CIACs, OMAs, MROs, ANAC e escolas técnicas, elos fundamentais da cadeia aeronáutica na formação de pilotos e técnicos de manutenção. O objetivo é envolver a comunidade e as autoridades competentes na busca de soluções dos problemas, para que juntos desenvolvam medidas plausíveis e necessárias que permitam o fomento do ensino aeronáutico no país e, consequentemente, a geração de empregos.

Entre os palestrantes estão: Raul Marinho Gregorin, da Associação Brasileira de Aviação Geral – ABAG e Diretor Técnico | CTO; Júlia Lopes do Ministério de Portos e Aeroportos e Diretora de Planejamento e Fomento – SAC; Guilherme Lorenzi, reitor do ITA; Maria Clara Teixeira da ANAC, responsável pela elaboração de normas para segurança de voo, aeronavegabilidade contínua e requisitos de manutenção.

Programação – dia 26 de novembro (quarta)
09:00 às 09:18 -ABERTURA

09:18 às 09:47 - CONTEXTUALIZAÇÃO & OBJETIVOS

09:47 às 10:53 - PAINEL 1 - FORMAÇÃO DE PILOTOS

10:53 às 12:00 - PAINEL 2 - SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE
FORMAÇÃO

12:00 às 13:20 - ALMOÇO

13:20 às 14:13 - PAINEL 3 - TIPOS DE AERONAVES

14:13 às 15:50- PAINEL 4 - FORMAÇÃO DE MMA, TÉCNICOS &
ENGENHEIROS

15:50 às 16:20 - Coffee Break

16:20 às 16:55 - PAINEL 5 - PROPOSITURAS

16:55 às 17:30 - ENCERRAMENTO

 

Inscrição :  https://forms.gle/gGo8Xp4eXsM7GFXe9

Informações: (21) 99282-6595 –Eduardo Coelho


quarta-feira, novembro 19, 2025

Ser Mais, Ser Juntos: projeto paulista disputa prêmio nacional de impacto social”















Solidariedade, empatia e iniciativa leva novas perspectivas de vida aos catadores de recicláveis de diversas cooperativas de São Paulo.

O Programa Socioeducacional Ser Mais, Ser Juntos, idealizado e coordenado pela FEPACOORE – Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem, consolida-se como uma das mais relevantes iniciativas educacionais para catadores e catadoras do País. 

O projeto é realizado em parceria com SESI/SENAI, EcoCultural, Conatrec, Redes de Cooperativas Parceiras e Sistema Ocesp, e conta com o patrocínio de Tetra Pak, Coca-Cola FEMSA Brasil, Papirus, Fuplastic e Mãos Pro Futuro.

Criado para atender ao desejo dos(as) cooperados(as) de concluírem formalmente sua escolarização — meta manifestada por 70% dos catadores(as) em pesquisa da Fepacoore em 2023 —, o programa oferece 80 vagas gratuitas na EJA (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), com metodologia reconhecida pelo MEC e certificação SESI/SENAI. A iniciativa contempla acompanhamento pedagógico, apoio assistencial, acesso digital, transporte, alimentação, tutoria individual e atividades motivacionais, garantindo que os estudantes tenham todas as condições necessárias para concluir seus estudos.

Segundo Jair do Amaral, diretor-presidente da Fepacoore e coordenador do programa:

“O Ser Mais, Ser Juntos devolve aos cooperados e cooperadas o direito de sonhar. A conclusão formal dos estudos representa não apenas mais oportunidades no mercado de trabalho e na própria cooperativa do qual são sócios, mas também autoestima, cidadania, autonomia e qualidade de vida para famílias que atuam na base da cadeia de reciclagem. Trata-se de uma transformação real, profunda e duradoura.”

Impacto social e fortalecimento das cooperativas

O programa atende cooperados(as) catadores(as) que enfrentam desafios socioeconômicos significativos e, muitas vezes, interromperam seus estudos devido à necessidade de trabalhar desde cedo. A iniciativa promove:

• Inclusão educacional e digital 

• Acompanhamento psicológico e motivacional 

• Fortalecimento do quadro social das cooperativas 

• Ampliação de oportunidades de renda e empregabilidade 

• Promoção dos princípios do cooperativismo — especialmente o 5º princípio: Educação, Formação e Informação  

Além disso, contribui diretamente para diversos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU e fortalece pautas de ESG das instituições apoiadoras.

Reconhecimento nacional

O programa Ser Mais, Ser Juntos foi selecionado como finalista da 1ª Edição do Prêmio BRB de Impacto Social, que acontecerá no dia 05 de dezembro, no Centro Empresarial CNC, em Brasília — reconhecimento que reforça a relevância e a seriedade da iniciativa.

Rede de cooperativas atendidas

Entre as cooperativas participantes estão: Cooperativa 28, Caminho Certo, Casa do Catador, Cooperativa Central Tietê, Coopermiti, Cooperativa de Reciclagem Crescer, União de Itaquera, Vira Lata, além de beneficiários vinculados a cooperativas de redes parceiras como Conatrec e Rede Sul.

Transformar vidas pela educação

Com previsão de 14 meses de duração, o programa estima 70% de conclusão — índice acima da média nacional para projetos de EJA. A cerimônia de formatura celebrará a conquista dos estudantes e reafirmará o compromisso coletivo com dignidade, inclusão e desenvolvimento para quem está na linha de frente da economia circular.

 


quarta-feira, novembro 12, 2025

Meio Ambiente ao nosso redor com Marli Gonçalves


 

De lá de Belém do Pará vemos e ouvimos as autoridades de todo o mundo, com direito a príncipe, sorriem para fotos, prometem mundos e fundos, discutem o que há tempos sentimos na nossa pele, nossa saúde, a crise climática, as emergências e destruições cada vez mais frequentes no planeta. Ano que vem tem mais.

Cada vez mais estou segura e convencida de que ações reais como as do grupo de coreanos, como as que podemos fazer no nosso dia a dia, nos alertas que podemos emitir, na atenção, será fundamental e de resultados. Que a educação, desde o básico, as crianças, e em todos os níveis, trará gerações mais conscientes, até obrigatoriamente. O cenário macro – enchentes, queimadas, derretimento polar, calor e frio extremos, estações desequilibradas – são o resultado distante. Especialmente nas zonas urbanas temos o nosso redor, nossas malcuidadas árvores, ou mesmo a falta delas, a maldita poluição sonora a qual se dá tão pouca atenção, a poluição visual, a poluição do ar, tanto a se fazer. O lixo jogado nas ruas, a falta de lixeiras.

Já contei algumas vezes as encrencas em que já me meti por conta do hábito que não sei de onde vem de jogarem lixo – de todos os tipos - no pé das árvores. Inclusive lixos visivelmente propositais para assassiná-las, como óleo quente. Olham feio e costumam ainda justificar com “o caminhão vai passar”, “o que você tem com isso?”. Tem quem ainda justifique o crime, reclame da “sujeira” que fazem, que a árvore “atrapalha a visão de seu estabelecimento”. Já ouvi de um tudo. Criei a hashtag #ArvoreNaoELixeira. Uma luta.

Sozinha, cansa. Essa semana mesmo vi e fiquei triste que só restaram tocos de duas árvores que costumava observar. Fora a Prefeitura de São Paulo onde você pode enumerar protocolos, fazer um colar com os números que ficam sem resposta. Pior, cada dia mais autorizam a derrubada de centenas para a construção de condomínios – sempre muito esquisitas aprovações, acima e contra a opinião da comunidade. As podas, quando ocorrem, são barbeiragens. A única vez que fui atendida com presteza em uma reclamação foi quando acionei a Guarda Florestal. Nesse caso planejavam derrubar uma árvore sã. Salva!

Daí me emocionar com a ação dos coreanos e os resultados visíveis. O diplomata coreano disse na reportagem que a ação é baseada na gentileza e na teoria das “janelas quebradas”. Essa teoria foi desenvolvida em 1982, pelo cientista político James Q. Wilson com o psicólogo criminologista George L. Kelling. Distinguiram uma relação de causalidade entre desordem e até a criminalidade: a janela quebrada, se mantida, mostra desleixo, impunidade, desordem, e favorece ainda mais desleixo, impunidade, desordem, em um ciclo terrível. Teoria aplicada ainda às questões de violência e crimes: a falta de atenção a pequenas infrações transmite a mensagem de que ninguém se importa.

Tem toda uma lógica. Podemos fazer muito. O momento é agora, e ao nosso redor. Inclusive enquanto eles lá em cima falam e discutem se vão abrir a carteira, deixar cair umas moedas para nos salvar a todos.
______________________________

MARLI GONÇALVES – Jornalista, cronista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. (Na Editora e na Amazon). Vive em São Paulo. marligo@uol.com.br / marli@brickmann.com.br


quinta-feira, novembro 06, 2025

Papai Noel chega ao Shopping Jardim Oriente neste sábado



Neste sábado dia 08 de novembro, acontece à partir das 16 h a abertura do Natal com a chegada do Papai Noel no Shopping Jardim Oriente, em São José dos Campos.

Foi montado um palco na Praça de Alimentação, onde será realizada uma programação muito especial para toda a família.

Entre as atrações terão:  distribuição de pipoca, algodão doce, pintura de rosto, teatro e personagens do universo natalino e música. Tudo gratuito.

Programação

16h – Teatro Infantil

16h30 – Chegada do Papai Noel

Na sequência, terá o cortejo do Noel pelos corredores do Shopping até a ida ao trono, na decoração na Praça de Eventos.

Horário do Noel

Atendimento de terça a domingo:  14h às 21h (exceto as segundas-feiras).

Intervalos: 17h às 18h (terça a domingo)

No dia 24 de dezembro (quarta): 10h às 12h.

Decoração: Natal na Estação dos Sonhos

O tema deste ano será “ Natal na Estação dos Sonhos” com uma decoração interativa, instagramável, tecnológica, com muitas luzes e detalhes em tons em vermelho e dourado. Um ambiente com mais de 450 m2. 

Uma das atrações será a locomotiva no meio da decoração e as caixas de presentes gigantes com cortinas de led, piso interativo que exibem imagens. 

A decoração contará também com escorregadores para as crianças se divertirem. O ambiente terá várias árvores, de tamanhos diferentes enfeitadas, muitas bolas e laços. Será montada também uma linda estação, onde ficará o trono do Papai Noel, ao lado terá um trono pet. Na parte externa, uma iluminação especial por toda fachada e colunas com pingentes de led. Nos jardins serão colocados arcos de led para os clientes tirarem outras opções de fotos.

Campanha Natalina: Um Carro Peugeot 208 e 20 Vales Compras

O Noel do Shopping Jardim Oriente quer dar um presentão para os consumidores. A cada R$250,00 em compras o cliente concorre a um carro 0km, Peugeot 208 e 20 vales compras de R$1.000,00 na loja Oscar Calçados. A Campanha Promocional de Natal vai de 12 de novembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, com sorteio no dia 5 janeiro de 2026.

Cupons em Dobro

Outra boa notícia é que os números da sorte poderão valer em dobro em dias específicos: as segundas e quintas.

Compras na loja Oscar Calçados, valem cupons em dobro todos os dias.

A campanha promocional é válida para as trocas no balcão do shopping, no autoatendimento localizados em frente da loja C&A. Confira o regulamento completo de participação no site:www.shoppingjardimoriente.com.br 

Shopping Jardim Oriente - Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos - SP. Estacionamento: gratuíto