terça-feira, junho 28, 2016

FCCR lança livro “Ditadura Nunca Mais” no Museu Municipal

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) lança nesta terça-feira (28), às 19h, o livro “Ditadura Nunca Mais – A verdade de São José dos Campos no período de 1964 a 1985, a partir dos depoimentos à Comissão da Verdade Professor Michal Gartenkraut”. O lançamento será no Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29 – Centro) – antiga Câmara Municipal. A entrada é gratuita.

A publicação foi coordenada pelo escritor Moacyr Pinto. Este lançamento é uma parceira da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e Câmara de Municipal.

Com 92 relatos dos depoentes, produzidos em 18 reuniões, realizadas entre outubro de 2014 e maio de 2015 na Comissão da Verdade da Câmara de São José dos Campos, o livro conta também com cópias de relatórios dos órgãos de informações, atas de reuniões, recortes de jornais sobre ‘espionagens’ e perseguições a pessoas e organizações da sociedade no período da Ditadura Civil- Militar. 

A Comissão da Verdade Professor Michal Gartenkraut foi instituída pelo Decreto Legislativo 12/2013, da Câmara de São José dos Campos, e instalada na sessão do dia 8 de outubro de 2013, com o objetivo de apurar casos de violação de direitos humanos ocorridos no município durante a Ditadura Militar. Suas atividades foram baseadas nos termos do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Comissão Nacional da Verdade, instituição criada em 2011, com sede em Brasília.

Pontos de Cultura 

Além do lançamento, será realizada a certificação das entidades contempladas com o edital “Rede de Pontos de Cultura”, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, parceiros da FCCR.

O projeto Pontos de Cultura foi idealizado em 2004 para descentralizar a cultura em todo o Brasil e torná-la acessível à toda população. Atualmente, os municípios organizam seus próprios Pontos de Cultura. Ele faz parte do programa Cultura Viva, que garante a ampliação do acesso aos meios de produção, circulação e fruição cultural a partir do Ministério da Cultura e em parceria com governos estaduais e municipais e por outras instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário