segunda-feira, março 02, 2020

De frente com uma das referencias do jornalismo brasileiro, a vida e obra de Anderson Sobrinho




Dono de uma postura profissional de se tirar o chapéu, o jornalista Anderson Sobrinho aceitou,  apesar de sua agenda super corrida, tirar um tempinho para atender o portal Celebridades In Foco, para contar um pouco de sua vida de frente e por trás das câmeras da telinha .
Atualmente como repórter do canal Globo News, este jovem colega de imprensa, tem um caminho de muitas conquistas, por onde passou e fez sua história.
Viajou diversas partes do mundo e realizou importantes coberturas e entrevistas em sua carreira.
Confira o bate papo que tivemos com ele, e um bale bola especial, onde os internautas poderão conhecer um pouco mais da vida e do trabalho deste grande comunicador.

 1 - Você está na carreira jornalística ha mais de 10 anos, quando você teve os primeiros indícios que sua vontade era fazer jornalismo?

O dom pelo jornalismo começou a se manifestar ainda quando eu era pequeno. Me lembro que minha mãe me levava em uma rádio de São José dos Campos-SP, e eu ficava muito feliz em conversar com o radialista ao vivo. Me lembro também quando ganhei  "o meu primeiro Gradiente", que era um aparelho de som com microfone para crianças. Eu ficava imaginando que era um repórter de verdade. Teve uma situação engraçada também, uma vez eu fui entrevistado no shopping por um repórter da Globo, acho que eu tinha uns 10 anos, mas a minha entrevista não foi ao ar, lembro que na época eu fiquei muito frustado, e pensei: "Agora mesmo que quero ser repórter quando crescer". rs

2 - Quais foram os principais desafios que você enfrentou no início de sua carreira?

Acho que o principal desafio foi viver longe de casa, longe da minha família e amigos. 

3 - São mais de 5 mil matérias até hoje, qual foi a reportagem mais marcante na sua carreira?

Cada reportagem é única e tem um valor todo especial, mas destacaria a reportagem sobre a visita do Papa ao Brasil. 

4 - Temos uma curiosidade, quem você gostaria de entrevistar e que ainda não teve a oportunidade?
Willian Bonner 

5 - Qual o momento mais delicado e dificil que você enfrentou durante uma reportagem?
Foi durante uma reintegração de posse! O cenário era de guerra! Foram pelo menos 10 horas de cobertura, e toda a imprensa estava no meio de tiros, bombas, brigas. Foi muito perigoso mas tinha que cumprir o meu papel de informar.  Essa reportagem rendeu um prêmio de jornalismo, na categoria melhor reportagem. 

6 - O que é sucesso para você?
Sucesso é a consequência de um trabalho bem feito, mas eu nunca me preocupei em ter sucesso, meu foco sempre foi fazer um trabalho sério, com amor, com dedicação, levando a melhor informação possível para o público.  


7- Tem alguém na família que também optou pela carreira jornalistica, e qual sua maior referência no telejornalismo brasileiro?
Sou o único jornalista na familia. Minha maior referência é o Willian Bonner e também outros jornalistas.


8 - Você se recorda de quantos artistas e presidentes do Brasil você já entrevistou nessa sua trajetória 10 anos de TV ? 
Presidentes foram quatro: Dilma, Lula, Temer e Bolsonoro. Agora artistas já perdi as contas: Ivete Sangalo, Claudia Leite, Daniela Mercury, Fernanda Montenegro, Regina Duarte, César Menoti e Fabiano, Skank, e vários outros.


9 - O que o jornalismo representa para você? 
O jornalismo é a expressão da minha alma, faço o que amo e amo o que faço. 

10 - Para você, qual a parte mais gratificante após uma reportagem ir ao ar?
É o sentimento de dever social cumprido, que fiz meu papel como formador de opinião e contruí de alguma maneira para a mudança da sociedade.

11 - Como é a sua relação com as pessoas que gostam do seu trabalho e te seguem nas redes sociais? 
Tenho uma relação muito tranquila com os fãs, trato todos com muito respeito e atenção. Acho que o carinho deles demonstra uma identificação muito grande com o meu trabalho. Já recebí bolo no meu aniversário, cartas na redação, centenas de mensagens pelas redes sociais, já me pararam na rua pra conversar, já tirei fotos com mais de 30 crianças após uma reportagem, e isso me deixa muito feliz. Espero poder estar sempre perto de todos eles, e retribuir todo esse amor com muita informação. 
 

12 - Sei que você tem uma vida super corrida com viagens e horas de gravação nas ruas e no estúdio, quando você está longe das câmeras o que gosta de fazer para recarregar as energias? 
Eu sou bem tranquilo, adoro curtir a minha casa, ir ao cinema,  sair pra comer, viajar, estar perto da minha família. Tudo isso me ajuda a recarregar as energias.  

13 - Como você vê o jornalismo sensacionalista e a exploração massificada da notícia ao ser transmitida aos telespectadores?

Além de informar a mídia tem o dever de transformar! Essa transformação acontece quando os fatos são expostos para a grande massa. Quando noticiamos uma morte, por exemplo, o principal objetivo é cobrar melhorias da autoridade relacionadas com a segurança. Não gosto quando ouço: "jornal só mostra coisas ruins". Mostramos coisas ruins para ter um efeito transformador, para que algo seja feito em uma determinada situação. Porém, temos que informar com responsabilidade e equilibrio, acho totalmente desnecessário ficar falando durante horas sobre um determinado assunto, é explorar demais um assunto.

14 - Você já conseguiu realizar seus sonhos, poderia nos contar mesmo que seja um deles?
Foi viajar para 11 países da Europa e América do Norte. Foi maravilhoso conhecer outras culturas! A gente volta com um novo olhar sobre a vida. 


15 - Quem é Anderson Sobrinho?
Anderson é um jornalista apaixonado pelo que se faz, tranquilo, caseiro, modesto, que sonha em viver em um mundo com menos desigualdade social, com mais empatia e amor ao próximo. 



BATE BOLA COM ANDERSON SOBRINHO

Nome:Anderson Sobrinho

Localização: Natural de São José dos Campos

Um sonho: Sempre temos, né? Mas tenho o sonho de formar uma família o quanto antes.

Um medo ou receio:
De perder as pessoas que amo.

O que você espera da nossa situação politica e econômica, pelo qual o Brasil atravessa?
Espero que o Brasil consiga se enxergar melhor e encontrar uma situação mais confortável em todos os sentidos. É preciso diminuir a desigualdade social, é investir em educação, saúde, segurança, lazer...É preciso lutar contra a corrupção e autoritarismo.  

No seu ponto de vista, como esta a comunicação para quem inicia a carreira jornalística neste momento.
O mercado está cada vez mais concorrido! Acho que é preciso se qualificar! Investir em cursos de aperfeiçoamento, cursos livres! A qualificação sempre será o principal diferencial no mercado de trabalho. 

Infelizmente, na minha visão, existem falhas em algumas faculdades do Brasil. Acho que elas deveriam priorizar os professores que têm experiências práticas no mercado, e não apenas professsores com títulos. Isso ajudaria muito a formar profissionais mais qualificados.


Qual foi o momento marcante da sua carreira até hoje?
Cobertura da vinda do Papa ao Brasil e entrevistas com presidentes do Brasil. 

Um ídolo:
Tenho vários! Marília Gabriela é muito inteligente, Roberto Cabrine têm um texto maravilhoso, Willian Bonner é referência no telejornalismo.
  
Uma decepção:
A gente sempre tem uma decepção, não é mesmo? Se decepcionar com algo que você jamais imaginaria é a pior das decepções. 

Se pudesse viajaria para onde?
Meu sonho é ir para as Ilhas Maldivas, estou me programando para isso.

Uma saudade:
Da minha mãe, Vitória! Consigo vê-la somente dois dias por semama, mas mesmo assim sinto saudades! Ela é a minha base, a minha refêrencia, o meu maior amor! 

Qual foi a experiência mais ruim durante o seu trabalho como repórter?
Uma reportagem que fiz, na época ainda pela Record TV, de uma casa que foi incendiada. Quando cheguei ao local, me deparei com uma criança que morava na casa, abraçada com uma boneca queimada. Foi muito triste! Na mesmo dia realizei uma campanha nas redes sociais para ajudar aquela família. 

Com a chegada a internet os meios de comunicação entre nós profissionais da imprensa se expandiram, até que ponto você acha isto válido?
Acho que a tecnologia acabou trazendo outros meios de comunicação e isso é positivo, o ramo de comunicação acaba se expandindo. Mas ao mesmo tempo temos que lidar com coisas negativas como a Fake News.

Você atuou por um bom tempo aqui no Vale do Paraíba passando por outras emissoras, como foi este trabalho, e se um dia você pretende retornar a região.

Foi uma alegria muito grande levar informação para o Vale do Paraíba, região que eu amo tanto. Até hoje recebo muito carinho dos meus telespectadores que moram por ai. Foi uma fase extremamente boa e sou muito grato a todos os profissionais que trabalharam comigo, eles me ajudaram muito. Mas chega o momento que é preciso conquistar novos rumos, romper as barreiras e levar a informação para outros lugares. 

Um prato:
Adoro massa!

O que você prefere praia, campo ou montanha?
Sou um misto de tudo! Campo, cidade, litoral, sertão!

Uma musica:
Trevo de Quatro Folhas e Canto da Cidade. 

Quais seus projetos para 2020?
Vou contar em primeira mão para o Celebridades in Foco! Estou escrevendo o meu primeiro livro, ainda sem data para publicação. Estou fazendo tudo com calma, no meu tempo, e com muito amor envolvido. Em breve, volto aqui para dar mais detalhes. 


Qual o seu recado para os leitores do celebridades in Foco:
Muito obrigado a todos vocês pelo carinho e amor que recebo diariamente. São dezenas de mensagens nas redes socias, tenho telespectadores que me seguem desde o início da minha carreira e isso é uma delícia. 

Muito obrigado ao Celebridades in Foco, fiquei muito feliz pelo convite. Eliciane é uma jornalista extremamente profissinal e competente, me senti muito a vontade em responder todas as perguntas. 

Obrigado à todos! Que a informação possa sempre renovar a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário