domingo, janeiro 10, 2021

Mais que uma voz, um astro chamado Gênesis Araújo

 














Por Eliciane Alves

Não há como negar que um astro tem o seu brilho e valor e eu o encontrei e vou apresentá-lo nesta noite aos leitores do portal Celebridades In Foco.

Nascido em Novo Hamburgo , o musico Gênesis Araújo, esta na estrada há mais de 15 anos e leva aos palcos suas maravilhosas releituras e canções de suas principais influencias musicais no estilo "Folk Rock and Blues" , além de retratar em suas composições que detalham a complexidade entre o universo e o homem.

O artista iniciou ainda criança com apenas 5 anos, onde cantava música gospel ao lado de sua mãe, uma de suas inspirações e referências musicais.

Com o passar do tempo Gênesis foi se identificando com outros estilos tomando gosto pelas musicas clássicas e country music.

Já na adolescência ele com uma referência intelectual madura foi formando sua forte ligação com sons das bandas nacionais e internacionais, seguindo na estrada com grandes nomes do Folk Music, dos anos 50 e 60. 

Hoje com 34 anos leva para o Sul e agora em breve para o restante do País, os nuances bluzeiros , marcados com suas belíssimas canções que tocam a alma e o coração.

Confiram o bate bola que fizemos com o artista que canta e encanta com sua voz e simpatia

Nome: Gênesis Araújo

Localização: São Leopoldo/RS

Um sonho: Não tenho muitos sonhos, e talvez os que eu tenha sejam uma grande utopia. Tem mais comida sendo jogada fora do que a humanidade precisa comer e ainda sim tanta gente morre de fome. Tem mais prédios abandonados do que pessoas morando na rua e ainda sim existe gente sem moradia. Meu sonho é ver esse tipo de coisa reparada. (eu disse que eram utópicos).

Um medo ou receio: Tenho medo de voar. Cada vôo que fiz foram mini infartos ( e eu vou viver menos por conta disso). Risos
Mas medo mesmo eu tenho que a gasolina, o arroz e a carne continue aumentando de preço. 

O que você espera para o mercado musical, já que muitos artistas como você, reclamam, e com razão da falta de espaço tanto na mídia como em muitas cidades, as Prefeituras de alguns municípios tem restringindo suas respectivas apresentações?

O mercado mudou bastante e quem não se moldar a ele tá fora, digo, quem não se adaptar as novas formas de distribuição de música e conteúdo vai ficar pra trás. A mídia sempre foi seletiva e comercial, e isso nunca vai mudar, independente da época, porém, com o "boom" da internet,  nenhum artista precisa contar com a mídia, como disse aí em cima: é só aprender a jogar o jogo das redes sociais e plataformas de streamings pra alcançar ótimos resultados. Quanto as prefeituras, moro numa cidade que a prefeitura é bem engajada com a cultura, estamos bem representados nesse quesito, antes e durante a pandemia, mas confesso: Quase não participo de atividades promovidas por prefeituras e nem nunca dependi de qualquer verba municipal, ou governos estaduais e federais, meu público eu formei fazendo festas privadas e apresentações em casas noturnas e bares do estado - A única restrição (em 20 anos de Estrada) se dá pela pandemia.


No seu ponto de vista, como este espaço de divulgação musical atual da radiodifusão?
Se tornou mais democrático, mais amplo, mas ainda sim é ditado pelas grandes mídias. Tocar numa rádio expressiva ou aparecer numa emissora, ainda é pra poucos. Então, meio que posso dizer que ele ainda continua sendo muito elitista, nesse sentido.


E para o mercado musical, como esta o espaço nestas respectivas rádios?

Com eu disse, restrito, pelo menos o acesso as grandes rádios.
Rádios independentes, comunitárias, específicas de um estilo musical é que ainda mantém artistas sendo ouvidos pela comunidade. Rádios de grandes grupos rodam só o comercial, o que já é de esperar, pois o que dita o jogo é o dinheiro. Acontece que a maioria dos artistas preferem investir nas redes sociais do quem em rádio, o resultado é muito melhor, e creio que com isso, as rádios já estejam sentindo os efeitos dos"streamings" e fiquem cada vez mais obsoletas.

Qual foi o momento marcante da sua carreira até hoje?
Minha primeira apresentação profissional ao vivo aos 14 anos .

Um ídolo: Sem sombra de dúvidas, minha mãe, Mima.

Uma decepção: Eleições 2018

Uma canção:  Bridge Over Troubled Water ( Simon and Garfunkel)

Se pudesse viajaria para onde?
Qualquer lugar fora desse planeta.

Uma saudade: Minha mãe.

Como você Genêsis define o estilo musical do Folk Rock and Blues e como foi esta transição de ter uma escola gospel como berço para o inicio de sua carreira?
Resumo o estilo em simplicidade e é isso que carrego na música que faço e na música que interpreto. Eu odiava ir na igreja, mas era obrigado a frequentar, porém, quando chegava a hora dos louvores, eu via aquela gente cantando com tanta viceralidade, sem vergonha, sem vaidades, se entregando de corpo e alma pras canções, numa dessas oportunidades eu presenciei minha mãe cantando. Se me perguntarem se deus existe, eu diria: Se ele existe eu não sei, mas ele existiu, e eu o vi cantando bem na minha frente quando eu tinha uns 5 anos de idade. Eu ia pra igreja só pra ver minha mãe cantar. Eu tive a melhor escola e a melhor inspiração. Bem, acontece que eu continuava odiando ir na igreja e comecei a brigar pra não ir. Então eu vi deus pela segunda vez: Joe Cocker em uma performance no Woodstok. Ele cantava com a viceralidade que eu via na minha mãe, mas ele cantava rock - eu, naquele momento, soube que um dia seria músico. O resto é disco do Raul e Pink Floyd, e 27 anos depois, cá estou (risos). 

Quem você gostaria de cantar ou dividir um palco durante um show?
Adoraria ter feito um dueto de My Mistake - Pholhas, num palco, com minha mãe. Era sua música preferida.

Assisti dezenas de videos seus e achei muito bacana sua filha estar à principio percorrendo os passos do pai, como é esta relação paternal artistica?

É tudo sem pressão, tudo natural. O interesse dela vai surgindo e cada dia é uma coisa diferente. Um acorde no violão aqui, outro no "ukulele" ali e tudo vai se encaixando.

Atualmente faz aula de teclado. Ele já me acompanhou em alguns shows e sinto que tem um carinho e respeito pela arte, e isso quer dizer que independente do caminho profissional que ela escolher eu sei que música sempre vai estar com ela. Eu só quero que ela seja feliz e faça a trilha sonora da própria vida. Estarei sempre apoiando e incentivando incondicionalmente no que for. Mas ela só tem 9 anos, tem muito tempo ainda, mas confesso: Fico todo orgulhoso a cada vídeo dela tocando e cantando.

Como você interpreta esta conexão tão intensa entre o artista Gênesis e os fãs que te acompanham ?
Respeito. Sem respeito não há conexão. Eu devo muito aos meus fãs, amigos e apoiadores do meu trabalho. Sem eles minha música não faria sentido algum. Inclusive: Um beijo e um abração a todos. Assim que essa pandemia passar quero reunir todos num show Bonito.

Com a chegada da internet os meios de comunicação entre nós profissionais da imprensa e para os artistas que se expandiram nas plAtaformas digitais, até que ponto você acha isto válido?

Isso foi o que salvou muitos artistas.kkk (risos)
Graças a internet que temos acesso a novos grandes artistas que as grandes mídias não mostrariam nem em 5 vidas.
Quanto a comunicação entre profissionais da imprensa com o artista, temos aqui nessa entrevista um grande exemplo de como em tudo tá mais amplo e democrático.

Um prato:
Fui criado a arroz e feijão, e dele não abro mão.

O que você prefere praia, campo ou montanha?
Prefiro Montanha, Mato, vagalumes.

Uma musica:
Acho que essa já foi, hein!? (risos)

Quais seus projetos para o início de 2021?
Fortalecer meu trabalho nas redes sociais enquanto o futuro da minha classe artística não estiver definido.
Me moldar a nova realidade e entregar conteúdos de qualidade para meu público. 

Que pergunta você gostaria que eu tivesse feito e não o fiz ?
" Bora pra Saturno?" 

Qual o seu recado para os leitores do celebridades in Foco:

Valorizem os artistas que as grandes mídias não mostram. Mostre respeito aos artistas de rua, de bar, de sinaleiras e semáforos - seja na música no teatro ou nas artes plásticas.
Usem máscaras e pensem coletivamente.
E não se esqueçam:
É tri tá vivo.
Ouié. 


Confiram alguns vídeos de Gênesis Araújo







4 comentários: