sábado, agosto 14, 2021

O frio e as dores com Dr. Antonio Filho da Clinica MedVale













Nesta quinzena convidei meu querido amigo e ortopedista da MedVale,  Dr Antonio Affonso Filho para falar e esclarecer sobre as dores nesta época do ano e por que o frio piora tanto nosso estado de saúde!

Muitas pessoas sentem que suas dores pioram no inverno, e nesses dias gelados a coisa pega fogo!

Tudo dói!

As articulações ficam duras e parecem perder movimento!

Disso ninguém tem dúvidas!

Mas qual será a explicação para esse fato?

Será verdade? Ou apenas nossa impressão?

Existem poucos estudos científicos a respeito, mas diversas teorias podem trazer algum calor a essa discussão!

A primeira teoria tem relação com a pressão atmosférica!

Sim, aquela velha história de sentir dor em alguma lesão antiga tem fundamento! Os tecidos inflamados, assim como os tecidos de cicatrização das lesões antigas têm uma elasticidade diferente da elasticidade dos tecidos normais. Eles esticam e contraem de forma diferente. A queda da pressão atmosférica diminui a pressão externa sobre nossos tecidos e permite um maior “inchaço” deles. A diferença de dilatação dos tecidos nessas áreas de inflamação ou de cicatriz, pode gerar a percepção de dor ou de uma sensação “estranha”.  Algumas pessoas usam isso até para fazer a previsão do tempo, sem saber que esses tecidos estão funcionando como um barômetro particular!

Também existem teorias de que essas variações de pressão atmosférica possam causar alterações na resposta inflamatória das articulações, por provocarem mudanças na circulação do sangue e na sensibilidade dos nossos nervos.

Um outro fator que pode ser responsável pela piora das dores no frio é a diminuição de circulação sanguínea nas nossas extremidades. Um dos nossos mecanismos de proteção contra o frio é direcionar o sangue da periferia do corpo para os órgãos vitais. Essa diminuição de circulação periférica seria responsável por nossas articulações ficarem mais rígidas e doloridas. Além disso, os músculos recebendo menos sangue tornam-se menos elásticos e sofrem contraturas e espasmos, que ainda podem ser agravados pela contração muscular que fazemos de forma involuntária, ao sentirmos frio.

Mas espera aí! Quando eu me machuco, meu médico manda colocar gelo! Então  isso vai piorar a minha dor ?

Não! Quando fazemos gelo de forma localizada, ocorre sim um fechamento da circulação superficial, mas em resposta a ela, ocorre uma dilatação da circulação profunda na região, aumentando o metabolismo local e ajudando no reparo da lesão!

A explicação para a rigidez das articulações no frio também pode estar relacionada ao líquido sinovial.

Ele está presente em nossas articulações e tendões, carregando nutrientes e lubrificando essas estruturas. Com o frio esse líquido se torna mais espesso, perdendo essa capacidade “lubrificante”! Daí vem a sensação da articulação rígida, principalmente no início dos movimentos. Após alguns passos, esse líquido se distribui de forma mais normal, os músculos recebem mais sangue e melhoram sua elasticidade, e com isso a rigidez melhora.

Também existem teorias de que o frio aumenta a incidência de depressão e causa a diminuição de endorfinas e outras substâncias relacionadas à nossa sensação de bem estar, o que nos torna mais sensíveis a dor.

O que podemos fazer para diminuir esses sintomas?

A dica é estar bem agasalhado e aquecido, para manter a temperatura das extremidades do corpo.

Fazer exercícios físicos para ativar a circulação aumentando o metabolismo e a temperatura corporal. Lembrando de sempre começar com um aquecimento, de forma leve e progressiva, para evitar lesões. Os exercícios também aumentam a produção de endorfinas e outras substâncias que nos fazem sentir melhor e diminuem nossa sensibilidade a dor.

Fazer alongamento muscular, suave e sem forçar, para relaxar a musculatura e prevenir espasmos e contraturas.

Beber bastante água! No frio temos menos sede, mas é muito importante manter uma boa hidratação. Quando estamos desidratados, todos os nossos fluidos ficam mais espessos, inclusive o sangue e o líquido sinovial. Portanto, uma boa hidratação garante uma boa circulação sanguínea, com mais elasticidade para os músculos e um líquido sinovial mais fluido para lubrificar tendões e articulações.

Outra dica é fazer a mobilização das articulações, principalmente antes de iniciar movimentos. Isso serve para “espalhar” o líquido sinovial, o nosso lubrificante, dentro delas.

E aqui uma dica importante para os mais idosos:

 No momento de levantar, depois de algum tempo sentado ou deitado, primeiro mobilize quadris, joelhos e tornozelos, faça algumas contrações dos músculos dos glúteos, das coxas e panturrilhas, para “acordá-los”. Só depois disso, fique em pé e saia andando. Isso evita quedas e fraturas que podem acontecer por uma dificuldade de resposta muscular ou de mobilidade das articulações devido ao frio.

Caso as dores sejam muito intensas ou não melhorem com o aquecimento e início do movimento, procure seu médico.

 

Dr.Antonio Affonso Filho é Ortopedista, Traumatologia, Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte

CRM 72.681

A MedVale esta localizada na Av. Heitor Villa Lobos 1450, Jardim Maringa, em São José dos Campos.

Contato (12) 3922-6793, 3922-5881 e whatssap (12) 99782-2453.


Nenhum comentário:

Postar um comentário