domingo, junho 30, 2024

3o Fórum da Gastronomia chega ao Parque Tecnológico na próxima semana




 Novidades à vista!

Acontece de 5 a 7 de julho, a 3a Edição do Fórum da Gastronomia Artesanal, no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, em parceria com a Associação Paulista de Queijos Artesanais.

Serão aproximadamente 50 expositores de charcutarias e queijos artesanais de diversas cidades.

De acordo com os organizadores a estimativa é um público de 9 mil pessoas para o evento.

O 3o Encontro do Fórum é uma programação deliciosa para todo o público que aprecia o paladar gastrônomico , desde os pequenos até os idosos.

Confira a programação do evento:

SEXTA 

14H00: Programas Protetor da Mantiqueira e Produtor Sustentável. Wander Bastos. Presidente Sindicato Rural de Cruzeiro

15H00: Maximizando os Benefícios da MÚTUA-SP: Apoiando Profissionais da Área Tecnológica em Suas Jornadas Profissionais. Eng. Eletr. Renato Archanjo, Diretor Geral da MÚTUA-SP

15H30: Consorcio: crédito e investimento. Waldir Gaioso Ademilar. Ademicon 

16H00: Aula show com JP Izar, do Puriman em Campos de Jordão

17h00: Aula show com André Aquino, Torta de queijo 

18H00: IA na Gastronomia. Chef André Aquino

19H00: Aula show com Renato Viotti Nogueira, vencedor do 1 MESA de OURO.


SABADO

14H00: Painel Associação de Bar e Restaurante de SJC

15H00 : Case de sucesso: Bendito Seja Pães 

16H00 : Aula show: Introdução ao universo do queijo com degustação. Christophe Faraud 

17h00: Aula show com Viviane Magalhões de Oliveira Piffer, vencedora do 2 MESA de OURO 15 a 18H00: MESA de OURO

19h30: Resultado do MESA de OURO com degustação


DOMINGO

11H30: Aula show: Paella com o chef Tonhão

12H00:Oficina: Comer a floresta com os 5 sentidos e crianças curiosas. Paula Szutan

13H00: Oficina: Desvendando Industrializados com crianças curiosas. Carolina Bottiglieri e Carolina Bourroul

14H00:A Importância da representatividade feminina no agronegócio. Dra. Juliana Farah. FAESP 

15H00:Oficina: Comer a floresta com os 5 sentidos e crianças curiosas. Paula Szutan 

16H00 – Oficina: Desvendando Industrializados com crianças curiosas. Carolina Bottiglieri e Carolina Bourroul

Entrada : Franca

Local: Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, na Estrada Doutor Altino Bondensan, número 500, no bairro Eugênio de Melo.

Sodiê Doces é eleita Franquia do Ano




 Na última terça-feira, em São Paulo, foram revelados os vencedores do 21º Prêmio As Melhores Franquias do Brasil, realizado pela PEGN - Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A Sodiê Doces conquistou o título de Franquia do Ano, destacando-se entre 105 marcas premiadas com cotação cinco estrelas. Esse reconhecimento resulta de uma pesquisa exclusiva conduzida pela Serasa Experian, que avaliou 405 franquias considerando critérios como satisfação do franqueado, desempenho e qualidade da rede.

A pesquisa envolveu a coleta e análise detalhada de dados, onde as redes forneceram informações sobre faturamento e lucratividade. Posteriormente, os próprios franqueados avaliaram aspectos como suporte e treinamentos oferecidos.

A Sodiê Doces, fundada em 1997 por Cleusa Maria da Silva, na cidade de Salto, interior de São Paulo, vem se destacando pela inovação contínua. Recentemente lançou uma linha de bolos Nutella, trouxe produtos comemorativos dos 65 anos da Barbie e um bolo em parceria com a apresentadora Ana Maria Braga.

Cleusa Maria afirma que esse prêmio coroa mais de 25 anos de dedicação à marca. “Só posso agradecer a todos que participaram dessa jornada de sucesso. Juntos, construímos um negócio sólido que gera empregos para muitas famílias e proporciona produtos de qualidade que alegram momentos especiais na vida das pessoas”, afirma.

Fábio Araujo, general manager da Sodiê Doces, recebeu o prêmio em nome da fundadora e comemorou a conquista: “Ganhar um prêmio dessa importância em tão pouco tempo, para a gente, é uma honra muito grande.” Araujo, que ingressou na empresa há dois anos, está focado em uma expansão estruturada da rede além de trazer mais inovação e collabs.

“Para os próximos anos, a empresa planeja continuar investindo em inovação, que é a alma do nosso negócio. Collabs, chatbot e inteligência artificial, vamos entregar novidades para franqueado e consumidor”, afirma Araujo.

2024 Parte 2 com Marli Gonçalves


 

Preparados? Apertem os cintos, mais ainda do que imagino que já está bem justo, porque os pilotos sumiram. No mundo inteiro. O segundo semestre do ano de 2024 vem aí e não precisa ser bidú para antever que serão meses no mínimo intrigantes, e para não lembrar que estamos todos numa ciranda danada.

Os seis primeiros meses de 2024 passaram muito rápido, você também deve ter essa impressão. Como pego o calendário do mês vencido e faço aviãozinho imagino sempre o tempo voando mesmo. Não foi fácil. Mas ando temendo pelos próximos aviõezinhos nos céus deste mundo ainda cheio de perturbadoras guerras, crescimento do fermento da extrema direita nos espreitando, eleições aqui e ali que acabam repercutindo em nossas casas, e ouvindo diariamente o alarme das emergências climáticas. Isso só para resumir. A gente podia aproveitar e comemorar uma espécie de réveillon do segundo semestre, todos fazendo orações, prometendo sermos melhores (como sempre), tentando ao menos planejar alguma coisa.

Tá bom, ninguém melhor do que eu sabe o quanto está difícil manter o otimismo, mas precisaremos dele. Vai, pode ser, para começar, torcer pelo Brasil nas Olimpíadas, uma vez que pelo menos ali teremos mais esportes, e além do futebol que nem estará lá, e o que tememos no momento, parece que também não estará por muito tempo na Copa América.

Bom dia, boa tarde, boa noite, boletos e faturas! Tenho pesadelos com eles chegando por todos os meios, e até certa nostalgia quando eram entregues aos montes enfiados debaixo da porta de entrada; faziam um barulhinho típico roçando o chão, sem pedir licença. Ah, o dólar anda disparando e se alguma de suas contas o tiver como referência, meu caso nos aplicativos do site, poderá entender meu sono agitado. Lula não vai parar de falar o que lhe vêm à cabeça, o que nesta gestão 3.0 parece mesmo língua solta. Não deixará ministro nenhum ser maior do que ele, quem o conhece sabe disso. Muito menos mudar de ideia – se não mudou até agora – quanto a alguns de seus amigos ou aliados ou a quem precisa afagar aqui e ali. Sem maiores detalhes, que você os conhece. Enquanto isso o grupo inimigo inacreditavelmente continua à solta, fazendo bozolices cada vez mais e mais, quanto mais estivermos próximos às eleições. A torto e à direita.

Numa América Latina bem esculhambada como sempre, o show deve continuar. A ONU grita e ninguém escuta. Nos Estados Unidos, socorro! – leseira versus doideira bota o mundo em alerta quanto a aquela malinha que dizem que os presidentes carregam para lá e para cá com nossos destinos. Ou o tal telefone vermelho que pode dar uma ordem mortal. Aparelhinho, botão, senha, e-mail ou WhatsApp que também pode estar sendo combinado lá para aqueles lados de Rússia, Coreia do Norte e afins. Não lembro de outro momento em que ao olhar o mapa-múndi pudéssemos espetar tantos seres que parecem saídos de um filme de comédia usando o terror.

Assim, sigamos! Também sabendo o que não podemos deixar de forma alguma que continue, como a violência e descontrole dando seus sinais, piorada certamente pós-pandemia e com a saúde mental de tantos bem abalada. Hoje vemos crescentes atos que pioram ainda mais a situação de vários grupos, mulheres, crianças, idosos, negros, LGBTs e o povo mais carente que tanto necessita de apoio. Não está normal o tanto de gente armada dando tiros por aí, trocando socos, planejando crimes.

Ou planejando e tentando executar, como temos sabido cada vez mais, por exemplo, de parlamentares tentando criar ou mudar leis com ódio e ignorância, como se quisessem descontar em nós todos suas próprias pequenezas, seus limites e ignorância. Ou vemos poderosos em geral, de todos os Poderes, para os quais somos apenas peões do jogo de um xadrez, e comidos sem dó antes do xeque mate.

Vamos tentar manter a cabeça fora d`água. Força aí.
___________________________

MARLI GONÇALVES – Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. (Na Editora e na Amazon). Vive em São Paulo. marligo@uol.com.br / marli@brickmann.com.br


Todos os artigos assinados por seus autores são de responsabilidade de si próprios. 

terça-feira, junho 25, 2024

Empresário Homenageia Ozires Silva com um Painel Gigante



 

Quem passa pelo litoral catarinense, mais especificamente na cidade de Garopaba, na praia da Ferrugem, depara com uma obra de arte em grafite na fachada da casa do empresário Ricardo Mateus, CEO da empresa Brasil ao Cubo, empresa de construção modular. No painel de 80 metros quadrados lá está o engenheiro e fundador da Embraer, Ozires Silva, ao lado de outras duas importantes personalidades para o empreendedorismo, tecnologia e ciência: Steve Jobs e Albert Einstein.

O empresário explica como surgiu a ideia. “Eu gosto muito de arte, entre elas o grafite, principalmente em preto e branco. E, de certa forma, o DNA da Brasil ao Cubo sempre passou por isto, conseguir compilar a parte técnica com algo artístico. Todos os projetos arquitetônicos da BR3 têm uma certa relevância com a arte: contemplar o belo. Eu quis evidenciar a arte, o empreendedorismo e a ciência por meio destas pessoas: Ozires Silva com a coragem, Steve Jobs com a arte e a busca constante pelo simples, e o Einstein porque sou encantado com as maravilhas do universo”.

A obra é assinada pelo grafiteiro e muralista Ricardo Herok, que contou com a contribuição de Michel Biasebetti, também muralista. “É sempre incrível trabalhar com projetos de grandes dimensões, e esse em especial foi bem relevante, por se tratar de retratos de três gênios”, afirmou Herok.

Foram seis dias de trabalho. O artista criou a arte no tablet, depois ampliou no formato da parede, e foi usada tinta acrílica com acabamento em verniz.

A Admiração

O admirador de Ozires Silva fala como é ser inspirado por um brasileiro tão representativo, e como a referência desta personalidade impactou sua vida pessoal e profissional.

“O Ozires Silva, para mim, foi a inspiração total para que pudéssemos industrializar a construção civil brasileira. O Brasil tendo o pai da aviação, Santos-Dumont, e não fabricar nenhum avião, e o Ozires queria dizer para o mundo que o Brasil fabrica, sim, aviões, eu acho muito inspirador. Sou engenheiro civil e de produção também. Decidi unificar as duas engenharias para que pudesse desenvolver este produto. A empresa nasceu em 2016 como uma construtech com a missão de industrializar a construção civil brasileira. Desde então, já entregamos obras em todas as regiões do país, atendendo a 17 estados, e continuamos crescendo. ”

Pelo lado pessoal, Ricardo Mateus buscou conhecimento para realizar seu sonho. Paralelamente, fez esforços também para conhecer pessoalmente Ozires Silva.

“Pelo fato de eu me apaixonar pela história dele e me inspirar muito, fiz uma trajetória maluca para poder conhecê-lo. Nos inscrevemos no Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável em 2019, ganhamos, mas na hora de receber o prêmio o Ozires acabou ficando doente e não foi à cerimônia, realizada em Curitiba (PR), e eu não o conheci. Mas em outra ocasião, graças à plataforma meuSucesso.com pude conversar com o Ozires por meio de uma chamada de vídeo. Isso aconteceu no final de 2020 e me emocionou muito. Eu estava diante do cara que mais me inspirou para que eu pudesse evoluir e desenvolver a Brasil ao Cubo”, contou Ricardo.

A conversa se deu porque Ricardo era aluno da plataforma, uma escola de negócios que mostrava os grandes empreendedores, entre eles, Ozires Silva, tema de um estudo chamado “O legado de um herói”.

Para finalizar, Ricardo Mateus aproveitou a oportunidade desta entrevista para declarar o que gostaria de dizer em particular para Ozires:

Gostaria de parabenizá-lo pela trajetória empreendedora. Sua história é belíssima, e o país lhe deveria estender um tapete vermelho. A você, Ozires, o meu muito obrigado por ser inspiração total na tentativa de industrializar o Brasil. Você é um líder que me inspirou e me fez evoluir”.

segunda-feira, junho 24, 2024

Tributo a Rolando Boldrin e Barra da Saia, Revelando SP em São José divulga programação completa de shows


 

O Revelando SP , maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, fechou a programação de shows para a edição de São José dos Campos.

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da Prefeitura de São José dos Campos e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o Revelando SP acontece no Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade), de 4 a 7 de julho (quinta a domingo), e a entrada é franca

O festival já havia anunciado os shows de abertura e de encerramento, que ficarão a cargo, respectivamente, da dupla Teodoro & Sampaio, com mais de quatro décadas de atividades, e Sá e Guarabyra, com mais de 50 anos de história.

O talento feminino marca presença na programação, com shows do grupo de música sertaneja Barra da Saia, que tem entre suas conquistas uma indicação ao Grammy Latino, e da cantora Carolina Soares, intérprete de samba e outras vertentes da música brasileira.

O Revelando SP São José conta ainda com um Tributo a Rolando Boldrin, apresentador, ator, cantor, escritor e compositor que nos deixou em 2022. Dividem o palco para essa mais que justa homenagem, em forma de show, os cantores e compositores TuiaZé Geraldo, Mazinho Quevedo e Sandro Bacelar, o Grupo Paranga e o ator Rodrigo Mangal.

Boldrin, que se apresentou no Revelando SP em 2019 e 2022, foi, além de músico, um dos maiores divulgadores da cultura caipira. Em programas de televisão dos quais esteve à frente, deu espaço para atrações musicais sertanejas, contava causos, dançava e exibia peças teatrais

“O Revelando é um palco para a herança cultural paulista. O evento fomenta a troca de experiências, a articulação entre comunidades, a extroversão dos saberes e fazeres e a criação de oportunidades de geração de renda para diversas famílias envolvidas em diferentes expressões culturais – seja na culinária, no artesanato, na música ou nas performances”, ressaltou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.Confira a programação completa de shows do Revelando SP:

Programação:

04 de julho, quinta-feira

20h30 - Teodoro & Sampaio

05 de julho, sexta-feira

20h30 - Barra da Saia

06 de junho, sábado

16h - Carolina Soares

20h30 - Tributo a Rolando Boldrin com Tuia, Zé Geraldo, Mazinho Quevedo, Sandro Bacelar, Grupo Paranga e Rodrigo Mangal

07 de julho, domingo

18h - Sá e Guarabyra


sábado, junho 15, 2024

Sodiê Doces escolheu Choc Rosa e Olho de Sogra para ganhar desconto em junho




 

A Sodiê Doces, a maior franquia de bolos artesanais do Brasil, traz a promoção Bolos do Mês de junho com os sabores: Choc Rosa #101 e Olho de Sogra #63. Os dois bolos ganham desconto em todas as lojas da rede durante todo o mês. 

O primeiro sabor em promoção é o Choc Rosa #101. Esse bolo é uma combinação perfeita de sabores intensos e delicados. Feito com uma massa de chocolate, recheio trufado meio amargo e Moça® Base Sabor Morango. 

A cobertura é de mousse de chocolate, complementada por raspas de chocolate meio amargo, Moça® Base Sabor Morango e morangos frescos.

Já o Olho de Sogra #63 traz uma deliciosa fusão de sabores tropicais. 

Com massa branca, recheio de cocada e doce de leite com ameixas, este bolo é coberto com marshmallow, coco cozido, ameixas e decorado com cerejas.

Para aproveitar a promoção, válida até 30 de junho em toda a rede de franquias da Sodiê Doces, basta se dirigir à loja mais próxima e pedir os “Bolos do Mês”. Os pedidos também podem ser feitos pelo aplicativo oficial, disponível para dispositivos iOS e Android, ou pelo iFood.

Além desses dois sabores promocionais, a Sodiê Doces oferece um cardápio variado com mais de 80 opções de bolos, incluindo 17 da linha Zero Açúcar, receitas caseiras e versões veganas. A rede também dispõe de uma diversidade de docinhos, balas de coco, tortas açucaradas, uma carta exclusiva de cafés e uma linha de salgados, tanto fritos quanto assados.

Sodiê Doces - A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 372 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. 

Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva - SP). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2023 com faturamento de 640 milhões de reais, registrando crescimento de 15% em comparação com 2022 (560 milhões de reais) e 30 novas unidades.  

Shopping Jardim Oriente Comemora 116 anos da Imigração Japonesa com Show de Taiko


 

O Shopping Jardim Oriente irá comemorar o Dia Nacional da Imigração Japonesa com apresentação de Taiko, na data comemorativa que é 18 de junho.  O espetáculo será a partir das 20h, na Praça de Alimentação. Neste ano, são 116 anos da chegada dos japoneses ao Brasil.

O Taiko será apresentado pelo grupo Gookai Wadaiko de São José dos Campos. A apresentação contará com 9 tocadores de tambor gigante.

“O Shopping Jardim Oriente está no prédio onde muitos imigrantes japoneses marcaram presença trabalhando na fábrica têxtil Kanebo.  O bairro onde está o shopping tem muitas famílias japonesas e muitos descendentes. Temos aqui todos os dias muitos clientes de origem japonesa. Nossa própria logomarca, o Tsuru, é uma homenagem para todas essas pessoas e pela histórica que foi construída neste local. Trazer um pouco da cultura deste povo para os demais clientes é motivo de muito orgulho e representatividade para nós”, declarou Alexandre Balúgoli, gerente geral do Shopping Jardim Oriente.

Ao longo do ano, o Shopping Jardim Oriente homenageia e valoriza a cultura e a história dos japoneses que vieram para o Brasil. Possui dentro do centro de compras a exposição de fotos itinerante no mall, que é o Memorial Kanebo.

O Taiko

Taiko significa literalmente “tambor” em japonês. Esse termo passou a ser utilizado para referir-se ao tradicional tambor do Japão e a sua prática. O Taiko faz parte da cultura japonesa e ao longo de toda sua história foi utilizado de diversas formas. Dentre elas, o uso como meio de comunicação, na religião, em festivais, na guerra e no teatro. A forma como o Taiko é tocada atualmente, com vários tocadores e vários tipos de tambores é recente: após 1950 o professor Daihachi Oguchi teve a ideia de interpretar uma peça teatral com tambores de diversos timbres. O Taiko passou a ser tocado como uma orquestra, tornando-se o instrumento principal das apresentações. Nasceu assim uma nova arte de praticar os tambores japoneses chamada wadaiko.

Vale destacar que a influência japonesa no Brasil não foi somente na cultura, ela se destaca também na tecnologia agrícola, culinária, nos esportes tais como: aikidô, caratê, jiu-jitsu, kendo, judô, sumô. É vista também no dia a dia influenciando a moda, o hábito de tomar chá, de cultivar cerejeiras e na literatura com o mangá.

Shopping Jardim Oriente

Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos - SP.  www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento Gratuito.