Muitas novidades e grandes surpresa prometem agitar a edição do Revelando São Paulo, realizada no
Parque da Cidade de 24 a 27 de julho, em São José dos Campos.Esta é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Maior evento de valorização das culturas tradicionais paulistas, o festival reúne 162 participantes de 77 municípios e 13 regiões do estado, com representações em artesanato, culinária e manifestações culturais. O evento, que fica aberto ao público das 16h às 22h no dia 24, quinta-feira, e das 10h às 22h nos demais dias, conta com a gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e correalização da Prefeitura de São José.
“O Revelando SP impulsiona a geração de renda, fortalece saberes transmitidos entre gerações e amplia o alcance de produtos e práticas tradicionais em escala estadual. É um evento que movimenta diversas cadeias produtivas e reafirma o papel da cultura como propulsor de desenvolvimento”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
A agenda de shows traz grandes nomes da música brasileira: Cezar & Paulinho abrem o evento no dia 24; Facmol - Orquestra de Sopros e Percussão, e Sami Rico sobem ao palco no dia 25; Jackson Antunes convida Leyde & Laura no dia 26; e Renato Teixeira encerra a programação ao lado da Orquestra Joseense, em celebração ao aniversário da cidade.
Nos estandes de artesanato, o público poderá conferir peças produzidas com diferentes técnicas e materiais — como trançados, tecelagem, bordados, entalhes e esculturas — que resultam em cestas, brinquedos, vasos, gamelas, tapetes e adornos pessoais.
Na área da culinária, o cardápio inclui pratos típicos como galinhada, feijão tropeiro, carne na lata, arroz vermelho e a curiosa comida de lobisomem. Quitutes regionais também ganham destaque, como o bolinho caipira, o sanduíche de linguiça bragantina e doces preparados à base de milho e amendoim. Uma feira solidária completa a programação, com produtos cujas vendas serão destinadas a entidades assistenciais da região
Entre as manifestações culturais, o público poderá acompanhar apresentações de jongo, moçambique, congada, folia de reis, quadrilha de bonecões, música e dança cigana, coral indígena, moda de viola e batuque de umbigada.
Essa edição conta ainda com a exposição “Arte sacra para ver e sentir”, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, e o espaço Experimenta!, onde os visitantes poderão fazer uma série de experiências imersivas, passando de espectadores a criadores.
Programação Artística
24 de julho quinta
Noite
Orquestra de Viola Cidade das Águas
Aldeia Filhos dessa Terra
Grupo Orgulho Caipira
Cezar & Paulinho
25 de julho, sexta
Tarde
Zico Sanfoneiro e Gabriel
Guaraci Tupi
Ciganos Cidadãos do Mundo
Danças e Cantos Tupi-Guarani
Roberto Petrovich - Show de Encanto e Magia
Conexão Cigana
Grupo Folclórico Kantuta Bolívia
Orquestra de Viola e Canto Caipiras da Cuesta
Grupo Akhulli - Música Andina
Noite
Facmol - Orquestra de Sopros e Percussão
Paco & Tiago
Sami Rico
26 de julho, sábado
Manhã
Folia de Reis Ases do Brasil
Grupo Folia de Reis Estrela Guia
Folia de Reis Estrela Dalva
Tarde
Folia de Reis Filhos do Oriente
Folia de Reis do Morro do Abrigo
Folia de Reis Menino Deus
Folia de Reis da Fazenda Restauração
Jongo Turi Vimba
Tiririca a Capoeira Paulista e o Batuque dos Engraxates
Jongo de Piquete
Violeiros Matutos da Mantiqueira
Noite
Eu sou o Jongo - Mestre Fatinha
Orquestra de Violeiros
Jongo Mistura da Raça
Jackson Antunes convida Leyde & Laura
27 de julho, domingo
Manhã
São Gonçalo do Amaranto
Reza de São Gonçalo
Encontro de Congadas e Moçambiques
Tarde
Caiapós de Piracaia
Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira
Orquestra Violeiros do Rio Jaguari
Batuque de Umbigada
Noite
Bonecões do Pirô Piraquara
Renato Teixeira e Orquestra Joseense