sábado, julho 11, 2020

O isolamento , suas consequencias e o desafio de manter-se o equilibrio



A pandemia chegou e mudou radicalmente a vida e o comportamento do mundo todo.
O estresse, ao contrário do que muitos acreditam, é uma resposta positiva do organismo para nos mantermos vivos! O problema começa quando esse estresse dura por um longo período de tempo! Existem três tipos de estresse: o estresse físico, o químico e o emocional. É importante perceber que todos eles geram um estresse emocional.

Em tempos de isolamento social, devido ao novo coronavírus, bate aquela incerteza do amanhã, pessoas podem desenvolver os sintomas (estresse químico) e se preocupar com a família (estresse emocional). Nesse momento você ativa o sistema de estresse. E esse alerta ligado, repercutindo em seu corpo, descompensa todos os seus hormônios gerando doenças.

Segundo um levantamento do International Stress Management Association, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. De cada dez trabalhadores brasileiros, pelo menos três sofrem de esgotamento mental intenso, causado por pressões no ambiente profissional. Somado a isso, é sabido que experiências estressantes podem levar a mudanças de hábitos. Alguém passando por um momento difícil pode perder o apetite e pular as refeições. Mas o maior problema é quando a pessoa vive em estresse crônico, o que, normalmente, leva a um aumento no apetite e no desejo por alimentos não saudáveis.

Com tudo isso, muitas doenças podem ser instaladas como pressão alta, problemas cardíacos, ansiedade, depressão, pânico, sobrepeso e obesidade, dentre outras. A fundadora do Instituto Lisyanne Sugai, diz que “nós somos os únicos seres que podemos pensar sobre os problemas e desta forma, além de liberar os hormônios do estresse por um evento ocorrido, nós ativamos a resposta ao estresse simplesmente ao prever e criar o pior cenário de uma situação ou ao resgatar algumas memórias negativas do passado. E ao ativar essa resposta e não conseguir desligá-la por um longo período de tempo, o seu corpo começa a desenvolver doenças por desgaste porque sua energia estará voltada para o processo de luta e fuga e não para o crescimento ou reparo das células”.

Ressalta ainda que “o importante para iniciar o retorno do equilíbrio corpo, mente e espírito é desenvolver a habilidade de encontrar o que aquela situação desafiadora tem para ensinar ao tomar consciência daquilo que causou o estresse; aprender a silenciar os pensamentos negativos e criar um novo cenário com as novas possibilidades que faz sentido para a própria vida”.

Muito além de olhar para o externo e culpar o que vem de fora mantendo o seu corpo desequilibrado por uma ameaça real ou imaginária, é internalizar o que se vive para aprender com cada experiência na certeza de que ela veio como uma oportunidade de trazer a evolução do ser. Oportunidade de crescimento e desenvolvimento de novos pensamentos e novas oportunidades na vida!


Um bom exercício para começar a quebrar esse estado é parar de reclamar! Coloque um elástico de dinheiro no pulso e todas as vezes que reclamar, puxe o elástico, troque de pulso e substitua pelo positivo dessa situação. Faça isso até passar por sete dias sem trocar o elástico de pulso! Escreva em seu caderno pelo menos 9 itens pelo qual você é grato no dia! E três itens sobre o que de positivo você pode aprender e crescer com esse evento desafiador pelo qual tem passado! Visualize todos os dias o que você quer para a sua vida sentindo como se já estivesse concretizado e vivendo aquele feito!


Sobre a Profissional:
Lisyanne Sugai, fundadora do Instituto Lisyanne Sugai – Centro de Desenvolvimento Humano e Familiar - nutricionista por formação e treinadora de empoderamento por missão. Especialista em obesidade e emagrecimento pela mente. Analista comportamental do obeso, hipnose, reprogramação mental, medicina tradicional chinesa (dietoterapia e acupuntura), leis biológicas, teoria do cérebro bipartido, quântica, PNL, cronobiologia biopsicossocial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário