quarta-feira, junho 09, 2021

Doenças mais comuns no inverno – Vocês estão preparados?




                                                         Por Dr. Marcio Rogério Renzo


O Outono chegou, o inverno se aproxima e com ele aumenta significativamente a disseminação de vírus respiratórios. Em tempos de pandemia, a estação traz ainda mais preocupações, pois além da infecção com a COVID-19 temos que pensar em resfriados, gripes, pneumonias, alergias, amigdalites, otites e sinusites que são os principais males que nos acometem nesta temporada.

No Brasil, cerca de vinte e cinco por cento da população sofre de doenças respiratórias, atingindo em especial às crianças de 0 a 4 anos e idosos, sendo entre maio e agosto, os meses onde há um aumento expressivo nas complicações.

A prevenção para esses tipos de doenças ainda é o melhor remédio. Com a queda da temperatura, as pessoas tendem a permanecer em locais com pouca ventilação, além de ser mais comum ficarem aglomerados, facilitando muito a propagação de vírus e bactérias. Desta forma, evitar locais fechados e com pouca ventilação, manter a higiene das mãos em ordem e a utilização, deste item que se destacou nesta pandemia, a “máscara”são essenciais para reduzir a contaminação. Sim, a máscara, não é apenas para a COVID-19, ela deve ser utilizada para todas as demais doenças respiratórias ocasionadas por vírus e bactérias.

Outra forma importante de se prevenir é a vacinação. Hoje é possível encontrar a vacina contra a gripe na rede de saúde pública e particular para todas as idades indicadas.

Mas como diferenciar essas doenças?

É importante diferenciar as principais complicações respiratórias, pois cada uma apresenta um grau de complicação maior ou menor e isso é muito importante para o direcionamento dos recursos a ser empregado pelo Sistema de Saúde, pois quando não utilizamos adequadamente o sistema, sobrecarregamos alguns setores mais que os outros, além de atrapalhar na distribuição de vagas para os atendimentos dos pacientes.

TIPO DE DOENÇA

CAUSA

SINTOMAS

SETOR A SER PROCURADO

RESFRIADO

VÍRUS E BACTÉRIAS

LEVES, CORIZA, TOSSE E FEBRE BAIXA

UBS (Unidade Básica de Saúde)

GRIPE

VÍRUS INFLUENZA

IGUAIS AO DO RESFRIADO, PORÉM MAIS FORTES, TENDO RISCOS DE COMPLICAÇÕES MAIORES (ex. PNEUMONIA)

UPA (Unidade de Pronto Atendimento)

PNEUMONIA

VÍRUS E BACTÉRIAS

FEBRE, TOSSE, FALTA DE AR

UPA (Unidade de Pronto Atendimento)

 É importantíssimo não se automedicar! Sempre procurar um profissional de saúde para que indique o melhor tratamento. Outra ação importante é evitar ir diretamente aos hospitais para a primeira consulta, pois deve-se deixar estes locais para os casos de maior complexidade.

As alergias também se manifestam nesse período sendo muito importante diferenciá-las dos demais problemas respiratórios acima. As alergias mais comuns são: a rinite alérgica e a asma (também conhecida como bronquite alérgica). Elas também causam sintomas como: tosse, coriza nasal, espirros e obstrução nasal (rinites) e tosse e falta de ar (asma).

Como a fisioterapia nos ajuda?

A fisioterapia respiratória observará cada caso e utilizará técnicas de higiene brônquica, expansão pulmonar, alongamentos e fortalecimentos das musculaturas respiratórias, além de trabalhar a parte hemodinâmica através de exercícios cardiovasculares para estimular a recuperação e diminuir os casos de reincidência e complicação dos casos mais simples.

O mais importante é que ao menor sinal de problemas respiratório, procure um profissional habilitado para exame, pois como vimos os sintomas das doenças respiratórias são parecidos e identificar corretamente qual é, é essencial para a evolução do paciente sem ter risco de sequelas maiores, seja pela infecção pelo coronavírus, seja pelo vírus da influenza ou outro vírus respiratório qualquer.

 Portanto, evite locais fechados e aglomerados de pessoas; evite exposição ao frio e fumaça de cigarros; lavar frequentemente as mãos e evitar levá-las aos olhos boca e nariz; evite compartilhar objetos pessoais como copos, escovas, talheres, etc.; manter uma boa alimentação com alimentos ricos em vitaminas C e D; tomar bastante água e manter a carteirinha de vacinação em dia.

Lembre-se quando você se cuida, você também está cuidando de quem está próximo a você!

 Mídias Sociais

·         Facebook

Página: https://www.facebook.com/dr.marciorenzo

·         Instagram

@marcior.renzo

·         Youtube

@marciorrenzo

·         LinkedIn

https://www.linkedin.com/in/marciorrenzo/

·         Podcast para Bandnews FM disponível no Deezer e Spotfy

Envelhecimento dos músculos e dos ossos

Deezer: https://deezer.page.link/PkKEyyfhABZDVBqi9

·         Podcast semanal para a rádio Noronha FM, dentro do Programa Quarta Onda

 Assessoria de Imprensa: Eliciane Alves

Contato (11) 977141864

Nenhum comentário:

Postar um comentário