terça-feira, julho 05, 2022

Torneio Internacional de Xadrez tem a presença de Sandro Mareco em São José dos Campos








 Torneio Internacional de Xadrez na ETEP com o campeão Ibero-americano reuniu jovens e adultos 

A ETEP de São José dos Campos foi cenário do Torneio de Xadrez Internacional neste último domingo, 03 de julho, que contou com a presença de Sandro Mareco, atual campeão Ibero-americano, número 1 da América Latina   e top 100 mundial. O torneio foi aberto pela secretária municipal de esportes de São José dos Campos, Kátia Riêra Machado e pelo diretor de Campus da ETEP, Fabiano Roxo. 

Admiradores e jogadores com idades entre 07 e 60 marcaram presença no evento. Na parte da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de ver Mareco em uma disputa simultânea com 20 jogadores. Nesta exibição o jovem desafiante de 19 anos, Felipe Ribeiro Batista foi um dos participantes que ficou até o fim com Sandro Mareco. 

“Na hora que eu vi que eu fui o único que restou nas jogadas simultâneas fiquei mais nervoso ainda ao mesmo tempo, que me senti um privilegiado em estar com uma referência na modalidade”, comentou Felipe. 

Por este feito, Felipe acabou ganhando da ETEP uma bolsa de estudos de 50%. Outro destaque nesta etapa foi para o atleta Israel Kruger, que empatou com o mestre Mareco. Todos os resultados da simultânea podem ser conferidos neste link: https://chess-results.com/tnr644369.aspx?lan=10 

“A prática do xadrez tem o momento de estar diante do tabuleiro onde envolve estudar o adversário, sentir a energia do momento, ter foco e disciplina. Com o tempo, estas características e estratégias também são levadas para a vida da pessoa que pratica. O xadrez ajuda a pessoa a não ficar no automático no seu dia a dia e promove uma análise criteriosa na tomada de decisões”, declarou Sandro Mareco. 

Na parte da tarde, foi realizado o torneio internacional com os competidores, onde Sandro Mareco também participou das rodadas. Este torneio foi chancelado pela Confederação Brasileira (CBX) e pela Federação Internacional (FIDE). O convidado especial venceu todas as 9 partidas e sagrou-se Campeão do IRT Blitz. Completou o pódio Nicolas Miquelin (7,5) e Joaquim de Deus (6,5)

A classificação geral pode ser conferida pelo link: https://chessresults.com/tnr644368.aspx?lan=10 

“A ETEP a partir deste evento, tem o projeto de abrir as portas da instituição para incentivar outras práticas esportivas bem como incentivar outros projetos ligados a educação e outros setores como cultura, economia e negócios. Tudo que agregue a formação de jovens e adultos de maneira global”, explicou Thiago Pêgas, reitor da ETEP. 
 

“São José dos Campos foi a primeira cidade do Brasil e no Estado de São Paulo que contou com a participação de Sandro Mareco que irá ainda este mês estar em outro campeonato no Estado de Minas Gerais”, falou o organizador do torneio Erick Ramos. 

Confira os próximos desafios: 

Dia 9-10/07 Catas Altas MG
Dia 22-24/07 Volta Redonda RJ
Dia 31/07 Jundiaí
Dia 6-7/08 Caçapava
Dia 19-21/08 Pindamonhangaba
Dia 8-11/09 São José dos Campos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário