sexta-feira, julho 30, 2021

INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO (IAM) – Se precaver para não sofrer. Por Dr. Marcio Rogério Renzo


 

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) ou como é popularmente conhecido “Ataque cardíaco” é uma emergência médica que ocorre devido ao entupimento das artérias coronárias ou por seu rompimento, que faz com que os nutrientes necessários para as células do músculo cardíaco não cheguem e estas morram, causando a parada coração.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que este ano 400 mil cidadãos faleçam por doenças do coração e circulação. Isto é o dobro de todas as mortes causadas por todos os tipos de cânceres e 2,3 vezes mais que todas as mortes causadas por acidentes e violência. É importante salientar que, devido a COVID-19, há estudos tentando relacionar algumas sequelas cardiológicas com os infartos ocorridos durante o período da pandemia, que somente neste ano e até o mês de julho/2021 foram cerca de 55 mil mortos, segundo o Portal de Transparência do Registro Civil.

É importante destacar que em climas mais frios, como no inverno, o risco de infarto aumenta em cerca de 30%.

Existem cinco tipos de infartos que variam de acordo com suas causas, conforme abaixo:

TIPO

COMO ACONTECE

1

Ocorre devido a um entupimento por uma placa de gordura. É o mais comum.

2

Ocorre devido a um desequilíbrio de consumo e oferta de oxigênio para o músculo cardíaco. Geralmente após cirurgias, embolia coronária, anemia profunda, crise tireotóxica, hipertensão elevada ou hipotensão e arritmias cardíacas.

3

O conhecido Infarto fulminante.

4

Ocorre após o paciente passar por procedimento cirúrgico e há a interrupção do fluxo.

5

Ocorre após a cirurgia de revascularização, conhecida “ponte de safena”.

 

O infarto apresenta sintomas bem característicos, porém nem sempre são imediatos, portanto, tornando perigoso este problema. Os sintomas podem ser bem percebidos ou surgir de forma mais espaçadas. Deforma mais intensa ou fraca isso dependerá de cada paciente. Os sintomas clássicos são: dor na região peitoral que pode irradiar para o braço esquerdo, costas, pescoço e raramente para o braço direito, também. Sensação de peso ou aperto no peito. Suor frio e desmaio.

Outros sintomas, menos frequentes, podem aparecer e geralmente afetam mais o sexo feminino. Esses sintomas são: falta de ar, enjoo e vômito, azia e fadiga excessiva.

Alguns fatores contribuem muito para o infarto e estes fatores podem ser internos ou externos. Os fatores internos não podem ser mudados, mas os externos sim e é por isso que a informação correta pode ajudar muito na prevenção deste mal.

Os fatores internos são: idade, sexo masculino, menopausa, hereditariedade, histórico de doença autoimune ou de pré-eclampsia, hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, obesidade.

Fatores externos: alcoolismo, uso de drogas, estresse, sedentarismo e tabagismo.

Como podemos nos prevenir de um infarto?

Pequenas atitudes nos ajudam a prevenir este mal. O infarto como vimos acontece, por muitas vezes, silenciosamente e a sua prevenção pode ser feita desde a mais tenra idade, como: controle de peso e mantendo uma alimentação saudável; praticando atividade física continuamente; ter um bom acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; não usar tabaco e reduzindo o consumo de álcool e realizar exames periódicos, para controle e prevenção.

Como a fisioterapia nos ajuda?

A fisioterapia cardiológica atua no acompanhamento do paciente crônico de doenças como: hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, entre outras, com a finalidade de reduzir os índices aos patamares normais. Lembrando que estes pacientes necessitam de acompanhamento durante as atividades físicas, devido aos riscos de alterações específicas de cada paciente. O esforço físico deve ser controlado e planejado para as condições de cada indivíduo.

Através de técnicas como a hidroterapia e a eletroterapia, a fisioterapia trabalha a atividade dinâmica ou isométrica de forma controlada, para que o paciente tenha um ganho em seu rendimento sem correr riscos.

Tenha um estilo de vida saudável, uma boa alimentação e o hábito de fazer exames periódicos com profissional habilitado são as melhores formas de prevenir e, então, aproveitar o melhor da vida!

 


PROGRAMA FEMININA RECEBE O PROF.RODOLFO DE PAULA


 

O Programa Feminina desta sexta feira estará recebendo o Professor Rodolfo de Paula, Acadêmico da Unifesp que estará falando sobre o Programa de Imunologia Pulmonar, Pós Covid.

O programa apresentado pela competentíssima jornalista Luciana Caravaca, pela Raevale e TV Shalom é transmitido ao vivo à partir das 9:30h , logo após o jornal das Sete.

Contamos com a audiência de todos!

 

segunda-feira, julho 26, 2021

Louge Bar chega a São José para trazer um novo conceito de gastronomia e entretenimento



~~

  São José dos Campos , está inaugurando mais um grande restaurante gastronômico na cidade que está em uma das locações mais privilegiadas e belas e românticas da região.

Lounge Bar une a estrutura de um restaurante com opções variadas de happy hour, bem de frente para o Banhado.Localizada na Avenida Anchieta, uma das avenidas mais privilegiadas e nobres da cidade, o novo espaço oferece cardápio exclusivo com vista para aquele que é considerado o mais belo pôr do sol do município e do Banhado.                              
Na hora do almoço, é possível sentar-se à mesa ao ar livre enquanto se experimenta opções do amplo menu da casa composto por pratos com carnes, peixes, frutos do mar e saladas. Destaque para o chamado Anchieta, chorizo angu feito na manteiga de alecrim e alho, servido com mini salada de brotos e maionese de beterraba; e o Lounge Cream, tortinha feita a base de biscoito, creme de chocolate belga branco, chantilly com morango e suspiro.

À frente da cozinha, Pedro Reis, chef de apenas 25 anos. “Encontrei o amor pela cozinha após iniciar um trabalho como garçom. Passei um bom período trabalhando com o chef João Paulo Leal e foi por meio dele que conheci toda a raiz da gastronomia que hoje prático”, afirmou ele que trabalhou em hotéis e se especializou em frutos do mar, após se mudar para o litoral. Hoje, além do 523 Lounge Bar, ele está à frente da Sereia Beach, no Pequeá, em Ilhabela.   

COQUETELARIA

O 523 Lounge Bar conta ainda com uma carta de cerveja e drinks perfeitos para harmonizar com os petiscos da casa, como isca de filé mignon, bolinho de couve flor com molho de maracujá e mel e bolinho de feijoada, entre outras opções.

O Lounge Sour, carro-chefe da casa, leva aperol, gin, limão tahiti e xarope de açúcar; e, para quem prefere clássicas bebidas, estão no menu Bloody Mary, Cosmopolitan, Negroni e, claro, capirinhas originais, como a Cajuzin, com caju, limão tahiti e canela.

 

SERVIÇO

 

O 523 Lounge Bar fica na avenida Anchieta, 523, em São José dos Campos. Aberto todos os dias das 12h às 21h. Serve almoços, jantares e petiscos para happy hour.

 

Acompanhe as novidades no Instagram: @523loungebar

 

PASSA BOI, PASSA BOIADA COLUNA CARLOS BRICKMANN


 

O truque ainda funciona, mas é antigo: os americanos o chamam de “smoke gets in your eyes”, fumaça nos olhos. Escolha um dia de calor, agasalhe-se pesadamente, entre numa loja de móveis e peça um prato feito. Tome o ônibus, queixe-se do cheiro e prometa importar perfume francês, caríssimo, para resolver o problema. Todo mundo vai comentar as loucuras. Enquanto isso, a roubalheira vai comendo solta e passando despercebida. Como dizia o ex-ministro, é a hora de aproveitar e ir passando a boiada.

Criam-se discussões sobre voto impresso, sobre Bolsonaro usar máscara, e enquanto isso se recria o Ministério do Trabalho só para dar um emprego a Onyx Lorenzoni (que será que ele sabe que nós não sabemos?) Em 2018, o Ministério do Trabalho custou R$ 90 bilhões. Aquele general que passou um ano no Rio comandando a segurança e falando grosso agora fala grosso contra eleições realizadas de acordo com a lei, e com o mesmo efeito: zero.

Mas os 15 ministérios prometidos por Bolsonaro já são 28; e seis mil militares se instalaram no Governo, ganhando os soldos mais o salário do cargo. Dilmo (ops, Bolsonaro) soma mais cinco com menos quatro e diz que dá nove. Só se fala nisso, enquanto Ciro Nogueira vira ministro e a senhora sua mãe vai ocupar, como suplente, a cadeira dele no Senado. A mãe e o filho da mãe já se garantiram. Ciro é a prova de que a verdade sempre vence: ganhou o cargo mesmo tendo dito, em 2017, que Bolsonaro era fascista.

Jade comenta

Jade, a linda gata que se notabilizou pela precisão de sua análise política, está confusa: o vice-presidente Hamilton Mourão disse que haverá eleições, com ou sem voto impresso, porque não somos uma república das bananas. Jade gostaria de saber por que, então, de repente, surgiram tantos gorilas.

A chave do segredo

Quando o mundo foi criado, foram criadas também a Ética e a Política, mas como departamentos diferentes. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, e ambas não se misturam. Pensando só em política, o Centrão é coerente: sempre quer cargos e vantagens e não tem culpa de que os governos mudem. Ditadura não é bom: não que se roube menos, mas a partilha é feita de acordo com a vontade dos ditadores. Na ditadura, teve construtora virando empreiteira, teve empreiteira para a qual não pagaram, e como reclamar?

Na briga, o perdedor é sempre o mesmo: o cidadão. O Centrão, pelo menos, não se interessa em acabar com a democracia; e tem a fé inabalável de que, aqui, sempre haverá como negociar com os eleitos. Sabe como é ruim botar fanáticos ideológicos, armados ou não, negociando contratos com multinacionais profissionalíssimas e muito bem assessoradas.

Falta equilíbrio

Bolsonaro está sendo malhado por dizer, em ocasiões diferentes, as frases: “Centrão é o que há de pior no Brasil”, e agora, ao chamar Ciro Nogueira para o Governo, “eu sou Centrão”.

É injusto atacá-lo por dizer a verdade.

Acredite se quiser

Não faltavam nem dois anos para o general Luiz Eduardo Ramos, então comandante militar do Sudeste, se reformar. Mas não resistiu ao chamado de Bolsonaro e assumiu a Secretaria Geral do Governo. Dali foi para a Casa Civil. Seu balanço é bom: coordenou a distribuição de recursos e manteve sua imagem intacta. Mas ocupava um lugar que o Centrão queria. Foi substituído sem saber que estava com a cabeça a prêmio: como disse, sentiu-se atropelado por um trem. Como consolo, fica no palácio ao lado de Bolsonaro, a quem dedica algo incomum na política: um olhar de carinho a quem, imagina, é seu amigo há tantas décadas.

Mortos de ofício

Alguns políticos de oposição, quando foram se vacinar, descobriram que no cadastro no SUS constavam como mortos. Entre eles, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; Manuela d’Ávila, PCdoB, candidata a vice de Fernando Haddad; Guilherme Boulos, um dos dirigentes do PSOL. No registro de Boulos, nome de pai e mãe tinham sido substituídos por ofensas.

Imprensa livre x JBS

A JBS pediu que o advogado Frederick Wassef abrisse inquérito contra Paulo Tadeu (Editora Matrix), a empresa Paper Excellence e o jornalista Cláudio Tognolli por formação de quadrilha. Motivo: Tognolli publicou quatro livros sobre a JBS. A Delegacia Antissequestro acatou todos os pedidos e por três vezes pediu à Justiça busca e apreensão mais prisão preventiva de Tognolli e Tadeu. Os três pedidos foram negados e nesta semana o TJ engavetou o caso, seguindo parecer do Ministério Público de que as acusações eram “delirantes”. O pano de fundo é a disputa pela Eldorado Celulose. A arbitragem deu vitória à Paper Excellence pela posse da Eldorado. A JBS não acatou a arbitragem e ainda não devolveu a Eldorado.

O caso dos livros foi usado para tentar desacreditar a arbitragem.

__________________________________________

CURTA E ACOMPANHE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
______________________________________________________________
ASSINE NOSSA NEWSLETTER NO SITE CHUMBOGORDO (www.chumbogordo.com.br)
___________________________________________________
COMENTE:
carlos@brickmann.com.br
Twitter:@CarlosBrickmann
www.brickmann.com.br

SOB E SOBRE AMEAÇAS com MARLI GONÇALVES


 

Vivendo sob constantes ameaças, e que só aumentam, vindas de todos os lados. Não bastassem as lutas para controlar a pandemia, o surgimento de novos vírus e outras doenças esquisitas, os problemas com energia, água, temperatura, economia, no Brasil vivemos mais um pesadelo, o político. Qualquer homenzinho, ou serzinho verde oliva, agora aparece cheio de marra, e ameaçando a democracia.

Temos muitas dúvidas, perguntas, pedidos de esclarecimentos, e temos ouvido quase sempre as mesmas não-respostas. Repara quantas vezes, nós, da imprensa, perguntamos, perguntamos. “Mas até o momento não obtivemos resposta”. Todo dia. As revelações, gravações, denúncias, fatos e fotos, falas e gestos se sucedem. Parece que estão brincando de governar, e estão; sem rumo. Mas jogam pesadamente pelo poder - e com as nossas vidas.

Para quem já viveu momentos difíceis, apenas uma clareza: antes, sabíamos exatamente o que, quem, como estávamos combatendo ou de quem deveríamos nos defender. Agora, apenas a ignorância grassa e é como se o inimigo morasse ao lado, e possa surgir nos surpreendendo. Os descobrimos entre pessoas próximas, amigos, familiares, numa divisão sem igual. Contaminam todos os ambientes.

Os ataques podem ser tão sub-reptícios que até uma deputada acorda machucada, com fraturas, e sem saber exatamente o que ocorreu denuncia poder ter sofrido um atentado. Muito louco? Não, se pensarmos que agora tudo é mesmo possível, inclusive para quem amigo deles era; e inimigo deles, virou. O que aliás tem sido muito comum: o abandono desse barco que navega sem sentido e em uma tenebrosa maré. Maré obscura, armada, violenta.

Ultimamente, não sei como, descobriram uma palavra que usam para tudo e que duvido saibam exatamente qual o seu sentido: “narrativa”. Escuta só uns minutinhos de CPI. Escuta um minutinho do discurso de justificativas e negações deles. Até o presidente, que não é o maior afeto ao vocabulário humano, outro dia disparou “narrativa” para lá e para cá. Lá vem ela: tudo que os afeta é narrativa incorreta. Só a deles – e que vem eivada de ódio e erros – é que deveria ser ouvida. Tentam adestrar com decorebas os seus bovinamente seguidores, pouco importa o que falam, mesmo que logo depois contradigam-se. O recheio de informações falsas que usam cria uma espécie de hipnotismo, repetições ao molde de treinamento de animais. Contam um conto, aumentam muitos pontos.

Isso não é ideologia, direita, esquerda, volver, nem centro, nem de cima nem de baixo. Para ser ideologia tem de haver inteligência, conhecimento, estudos, lógica, contraposição, debate. Assim a gente descobre porque é tão difícil lidar com eles, são apenas chucros estes que estão no pódio do poder central, ladeados por muitos outros, instalados em outros poderes. Infelizmente, inclusive na imprensa, muitas vezes a pesados soldos.

Agora a questão é duvidar das urnas eletrônicas, pregando o voto impresso, mesmo que se diga e repita a confiança nessa forma de voto. Não deve passar essa iniciativa. Tomara que não. Mas eles inventarão outras ameaças nesses meses que antecedem a eleição do ano que vem, e que infelizmente ainda não nos apresenta uma lista de candidatos fortes o bastante para recolocarem o país nos trilhos.

“Se urnas são confiáveis, dá um tapa na minha cara”, pede Jair Bolsonaro, ao duvidar do próprio sistema eleitoral que o elegeu, sem apresentar provas. Será que vai ser preciso agendar? Pode entrar quantas vezes na fila?

Ele que está pedindo. Nós não ameaçamos, mas ainda creio que saberemos como nos defender.
_____________________________________________
MARLI GONÇALVES – Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. Nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon.
marligo@uol.com.br / marli@brickmann.com.br
_______________

Instagramhttps://www.instagram.com/marligo/

Blog Marli Gonçalves: www.marligo.wordpress.com

No Facebook: https://www.facebook.com/marli.goncalves

No Twitter: https://twitter.com/MarliGo

domingo, julho 25, 2021

Programa Pense Nisso recebe o prefeito de São José dos Campos Felicio Ramuth


 

Nesta segunda, dia 26 de julho, `à partir das 22:00hs , o programa Pense Nisso comandado pelo jornalista a apresentador Dirceu Plenamente estará recebendo o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth .Dentre diversos assuntos comentados , o prefeito da cidade estará falando sobre o  Aniversário da Cidade que completa no próximo dia 27  de julho, 254 anos. 

O programa é exibido na Think TV com apresentação de Dirceu Plenamente , produção de Luis Faria e  Direção de Cesar Latsch.

A Tv Regional possui atualmente 800 mil assinantes e é transmitida pelos canais NET Claro Canais 25 e 525.

Fique ligado!


segunda-feira, julho 19, 2021

Aroma´s Food com o super chef Guilherme é o convidado do programa do Bilíco!








 A Aroma´s Food chegou para ficar!

Inaugurado desde final do ano passado, uSABDYm novo segmento de lanches e acompanhamentos deliciosos, aterrizou no mercado gastronômico joseense, trazendo um cardápio  inovador e variado para todos os gostos e sabores.
Elaborado pelo competentíssimo chef Guilherme Pereira, os lanches são feitos com ingredientes de primeira qualidade, preservando o sabor, temperatura e crocância.

O horário de funcionamento é das 17h às 23h
Delivery das 17h as 20h após esse horário apenas delivery.

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: aromas_food
https://www.instagram.com/aromas_food?r=nametag

Pedidos pelo IFOOD 
Ou Whatsapp ( 11) 9 88225599

Garanta já seu lanche e comente o que achou o seu feedback é muito importante para nós do portal Celebridades In Foco e para o Aroma´s Food

Acompanhe a participação do Chef Guilherme no programa do Bilico onde ele preparou um dos principais carros chefes do Aroma´s Food, simplesmente arrasou !!!!




GANGORRA OU DE PULINHO EM PULINHO COM MARLI GONÇALVES


 


Assim vamos indo, de denúncia em denúncia. Aos sobressaltos. De pulinho em pulinho, na gangorra do sobe e desce, do que vai e do que vem. O título da coluna seria “de soluço em soluço”, e que eu já estava pensando bem antes, vocês sabem de quem, começar a soluçar e dar golfadas. Mas não é sobre a saúde do presidente, pelo menos não só, mas sobre o Brasil e os nossos enormes sustos do dia a dia.

Troquei o soluço pela ideia que estamos saltitantes sobre fogo e subindo e descendo. Uma coisa, uma hora; na seguinte, já não é mais nada daquilo. Pode ser melhor, mas em geral tem sido é pior. Chega a tontear a quantidade de informações que recebemos, vindas das mais variadas fontes. Ultimamente em onoff, ou ainda com sons de claras gravações de voz ou ainda quando assistimos vídeos completos comprovando as barafundas, negociatas. Fora, com CPI a pleno vapor, documentos, e-mails, ofícios para lá e para cá que vêm à luz, de acordo com a maré, investigações ou interesses.

Ah, falei CPI a pleno vapor. Esquece. Apenas fumacinha, brasinhas, pelo menos nas próximas semanas. Que no meio da coisa quente, pegando fogo, eles resolveram entrar em recesso, que férias não é privilégio só dos juízes e apresentadores de tevê importantes. Fuémm.

Um dia está tudo bem, a economia está “crescendo” – e nos mostram percentuais em geral só de zero vírgula alguma coisinha. No outro, surgem as quedas, mas de dados como níveis de emprego, atendimentos, sempre de percentuais com mais números bem gordinhos antes da vírgula do percentual. A verdade é aquela: só procurar que acha. E temos tantas letrinhas pra procurar, PIB, taxas, juros, inflação, projeções e estatísticas que sempre depende se a procura for por notícia boa, média ou ruim. Depende do dia. Tem dados para todos os gostos. Difícil fica é acreditar em alguns.

Na política, a coisa tá louca. Desarvorada. Há dias com uma série de acontecimentos tão quentes que você acha que o governo não vai resistir nem até aquela noite. Você fica que nem maluco tentando acompanhar e entender tudo, vê a terra tremer. Aí a noite chega e nada. Você vai dormir, e quando acorda corre para ver se eles ainda “estão por ali”, e lembra que se não estiverem você até ficaria bastante feliz. Mas, na verdade, tudo recomeça especialmente com os arranjos que são feitos na calada das noites.

Nos últimos dias, o DataFolha disparou a fazer pesquisas e o resultado delas - nada me tira da cabeça - creio que foram as responsáveis por uma boa parte dos soluços do presidente, mostrado em queda livre, perfilado pela maioria da população inclusive como inábil, pouco inteligente, entre outras absolutas verdades reveladas, essas pouco secretas, que no caso não se trata de novela das onze. Entalou. Entupiu. Deu indigestão.

O corpo fala. E o de Bolsonaro estava e está gritando faz tempo. Pelos olhos, pela pele, pelos poros, e até pelos perdigotos. É sabido que soluços podem ter causas psicológicas como ansiedade, tristeza, agonia e depressão. O corpo somatiza. Verbaliza que algo não vai bem na mente. E a cura depende, além de medicamentos, do reconhecimento das emoções e sentimentos. E esse reconhecimento, no caso, não ocorre. Só ejeta ódio. Somatização é coisa séria.

Enfim, todos nós somatizamos em algum momento em nossos corpos os sentimentos estranhos. No caso do presidente, fiquei preocupada porque nas minhas pesquisas aqui descobri soluços associados a histerismo. E, pelo menos por enquanto, os médicos o estão tratando com remédios, ou seja, talvez nem tenha mesmo ver com a facada que levou durante as eleições de 2018. Talvez apenas estejam lhe dando calmantes.

O problema é que essa gangorra toda que estamos vivendo não faz bem a nenhum de nós, que ficamos sem saber para onde correr sem que o bicho pegue – literalmente, se pensarmos no vírus que também não para de pregar peças no mundo todo, com seus vaivéns preocupantes.
_____________________________________________
MARLI GONÇALVES – Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. Nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon.
marligo@uol.com.br / marli@brickmann.com.br
_______________

Instagramhttps://www.instagram.com/marligo/

Blog Marli Gonçalves: www.marligo.wordpress.com

No Facebook: https://www.facebook.com/marli.goncalves

No Twitter: https://twitter.com/MarliGo

MENTIRA, OU A VERDADE MAL DITA COLUNA CARLOS BRICKMANN


 

De Tim Maia: “Não fumo, não bebo e não cheiro. Só minto um pouco”.

Pois é. Bolsonaro chamava a CoronaVac de “vachina”, e há poucos dias disse que havia algo errado com ela. Enquanto isso, seu ministro da Saúde, general da ativa Eduardo Pazuello, negociava a compra da CoronaVac não do Butantan, nem pelo preço de dez dólares a dose: queria obtê-la de intermediários, a US$ 30 a dose – o triplo do preço. A promessa de compra, em 11 de março, está gravada em vídeo, já em poder da CPI. No vídeo aparece também Elcio Franco, aquele coronel da reserva que anda com distintivo de facão cravado numa caveira, seu secretário executivo no Ministério da Saúde. Diz Pazuello, no vídeo: “Já saímos daqui hoje com o memorando de entendimento assinado e com o compromisso do ministério de celebrar, logo, o contrato para podermos receber essas 30 milhões de doses no mais curto prazo possível para atender nossa população”.

Também no período de Pazuello ministro, as ofertas de vacinas da Pfizer e da Janssen não foram sequer respondidas. Mas uma empresa que jamais trabalhou com vacinas foi recebida com propostas de compra de 400 milhões de doses de um produto indiano, 50% mais caro que os CoronaVac e Pfizer. Um servidor público foi pressionado para aprovar um negócio que considerou errado, e à visita do irmão do servidor, deputado federal bolsonarista, a Bolsonaro - o que acabou levando o caso à CPI.

Recordar é preciso

Lembrai-vos de um gênio brasileiro, Millôr Fernandes: “Jamais diga uma mentira que não possa provar”.

Tira o rei Congo do congado

Há coisas tipicamente brasileiras. A Janssen, multinacional anglo-sueca ligada à Johnson&Johnson, que nas vacinas trabalhou com o Imperial College de Oxford, e a Pfizer, uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, não tinham o acesso ao Governo brasileiro de que dispunha uma pequena empresa americana de intermediação.

E quem eram os competentes agentes dos americanos? Um pastor evangélico e um cabo. No futuro, narrar essa história exigirá provas, documentos, ou ninguém vai acreditar nela.

Limpando os cofres

E no Congresso, enquanto tantos parlamentares protestam corretamente contra a tentativa de pagar preços escandalosamente altos por vacinas sem tradição no mercado, fazem passar boiadas inteiras: a já escandalosa tese de fazer com que todos paguem as campanhas eleitorais das Excelências está custando alguns bilhões a mais. A verba luxuosa, de R$ 2 bilhões, cresceu de uma hora para outra para R$ 5,7 bilhões. Briga-se pelo valor pequenino do auxílio de emergência, porque não é possível chegar a R$ 300 mensais a ajuda a quem tem de sustentar a família, mas triplicar o desperdício de verba de campanha, isso não merece nem discussão.

Pior é a falta de vergonha: muitos parlamentares que votaram a favor do escândalo dizem que eram contra, mas votaram a favor porque era preciso ter logo a nova Lei de Diretrizes Orçamentárias. É mentira: se quisessem, era só votar contra. E, como a bandalheira nunca vem só, a existência da grana fácil estimula os espertalhões a abrir novos partidos, mergulhando na verba pública abundante e gastando à vontade. Com tantos partidos, nenhum Governo chega a montar uma base de apoio: tem de alugar esse apoio, caso a caso, o que aumenta os gastos públicos. Aí é só aumentar impostos.

A ideologia e a fé

O país estimula tanto a criação de novos partidos, dando-lhes dinheiro à vontade (veja o motivo real de brigas como a do PSL com os Bolsonaros) quanto a de novas igrejas, dando-lhes isenção de impostos. Abrir uma igreja exige pouco mais do que imaginação para escolher seus nomes. Como não há diferença entre o que propõem um partido ou outro, não há como achar com facilidade as divergências que levam cada líder a abrir sua própria igreja. O jornalista Helio Schwartsman abriu uma, para mostrar o processo numa reportagem. Foi rápido, fácil e barato: em pouco tempo o repórter era o chefão da Igreja Heliocêntrica, com direito a isenção de impostos para ele e a família. Hélio Schwartsman abriu a igreja, fez a reportagem e fechou-a.

Ou bastaria nomear esposa e filhos para cargos na sua igreja e nenhum mais teria aborrecimentos pagando impostos na vida.

A agroindústria como deve ser

O CEO do AgroReset, Finho Levy, iniciou nesta semana uma série de entrevistas virtuais com formadores de opinião sobre bioeconomia e o agro sustentável. Diálogos AgroReset estreou entrevistando Fábio Feldmann. Depois entrevistou Celso Luiz Moretti, presidente da Embrapa. Outros estão sendo gravados. A série pretende mostrar o agro como setor vital para colocar o Brasil na liderança da agenda global do desenvolvimento sustentável. As entrevistas estão no site https://agroreset.com.br/

__________________________________________


CURTA E ACOMPANHE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
______________________________________________________________
ASSINE NOSSA NEWSLETTER NO SITE CHUMBOGORDO (www.chumbogordo.com.br)
___________________________________________________
COMENTE:
carlos@brickmann.com.br
Twitter:@CarlosBrickmann
www.brickmann.com.br